Fechar
GP1

Saúde

Osmar Terra: "quarentenas têm sido inúteis em todos os países"

O ex-ministro destacou que a mídia quer demonstrar que a quarentena e o lockdown são efetivos para o achatamento da curva, mas afirmou que não existe prova científica sobre isso.

O médico e deputado federal Osmar Terra voltou a dizer, em vídeo publicado nesse domingo (10) em seu canal no Youtube, que a quarentena não funciona para diminuir o contágio do novo coronavírus (covid-19). Ele ainda afirmou ainda que "as quarentenas têm sido inúteis em todos os países que elas aconteceram" e que só tem provocado "sofrimento e uma grande recessão econômica".

O ex-ministro destacou que a mídia quer demonstrar que a quarentena e o lockdown são efetivos para o achatamento da curva, mas afirmou que não existe prova científica sobre isso. Terra usou o exemplo de cidades que decretaram isolamento social e mesmo assim apresentaram grande aumento de casos, como foi o caso de Nova York, com 20 mil mortes. Segundo dados, 66% do confirmados estavam em casa.

“As tentativas que a grande mídia faz de tentar provar o improvável, o impossível, que a quarentena dá resultado. A quarentena não diminui velocidade, número de doentes e nem número de óbitos”, afirmou o ex-ministro dos governos Temer e Bolsonaro.

Terra usou ainda dados de uma pesquisa da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) que indica que as poucas pessoas que foram testadas e que possuíam anticorpos para a doença, já estavam cumprindo isolamento social. O deputado voltou a dizer que apenas os mais pobres são sacrificados durante a quarentena.

“A quarentena e o lockdown só fazem sofrer os mais pobres, as pessoas que trabalham de manhã para comer a tarde e ficaram completamente sem trabalho, as pessoas desempregadas, aqueles empresários que tiveram suas empresas fechadas e não ajuda em nada, não reduz um caso. Essa que é a grande e dura realidade”, disse.

Osmar Terra contraria a pesquisa do engenheiro brasileiro que está concluindo o PhD em Física de Partículas em Genebra, Maurício Féo, que usou vitórias-régias para defender que o coronavírus se multiplica em crescimento exponencial. O ex-ministro diz que a hipótese só serve para amedrontar as pessoas e que não usa características biológicas.

“A última foi a história daquele matemático, daquele engenheiro que fazia conta das vitórias-régias, fazia um laguinho, que o aumento exponencial das vitórias-régias, só para assustar as pessoas, como se o vírus fossem as vitórias-régias que aumentam indefinidamente o número e se multiplica a cada dia. Esse cálculo não leva em consideração a biologia, imunidade, não existe nenhuma epidemia que o crescimento é permanente, mas serviu para amedrontar as pessoas”, continuou.

O ex-ministro diz que na Suécia não foi feito isolamento social, tendo participado da quarentena apenas idosos e portadores de doenças crônicas e teve um bom resultado.

“A Suécia não fez quarentena. Foi o único país que não fechou loja, não fechou comércio, tomou cuidado com o grupo de risco, os idosos e doentes crônicos, levou a vida com cuidados, protocolo para evitar um contágio intenso e levou uma vida normal. Então essa curva que ele disse que é a curva da quarentena não existe. Ela pode existir justamente nos países que não fizeram a quarentena”, disse.

Não achata curva

“Não existe esse achatamento de curva, não tem prova que a quarentena funciona. As quarentenas têm sido inúteis em todos os países que elas aconteceram e só causam sofrimento e uma grande recessão econômica para o país”, finalizou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

"A pandemia não está obedecendo aos governadores", diz Osmar Terra

Médico Osmar Terra diz que epidemia vai acabar no início de junho

Osmar Terra propõe que Brasil siga exemplo do Vietnã para combater a covid-19

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.