Fechar
GP1

Saúde

Covid-19: SP, Rio e Porto Alegre suspendem vacinação em gestantes

A orientação da Anvisa é para que seja seguida a bula atual do medicamento da AstraZeneca.

Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitir um comunicado recomendando a suspensão da aplicação da vacina de Oxford/AstraZeneca em grávidas, Estados e Prefeituras decidiram interromper a imunização desse grupo. A orientação da Anvisa é para que seja seguida a bula atual do medicamento da AstraZeneca, na qual não consta o uso em gestantes.

O governo de São Paulo suspendeu em todo o Estado a vacinação contra a covid-19 de gestantes com comorbidades, que estava prevista para iniciar nesta terça-feira, 11. A vacinação de puérperas (até 45 dias depois do parto) está mantida. A gestão Doria disse que novas informações sobre a imunização do grupo serão divulgadas depois que o Programa Nacional de Imunicação (PNI) do Ministério da Saúde e a Anvisa emitirem pareceres técnicos acerca do tema.

Em Porto Alegre (RS), a vacinação com o imunizante de Oxford foi suspensa, mas a vacina da Pfizer seguirá sendo aplicada nas gestantes. A Secretaria Municipal de Saúde da cidade orienta que "as gestantes devem procurar as unidades de Saúde Modelo, IAPI, Santa Marta e Santa Cecília" para ter acesso à dose da Pfizer.

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro recomenda que a vacinação das gestantes seja suspensa a partir desta terça-feira em todo o Estado. A decisão é válida até que o Programa Nacional de Imunizações divulgue novas recomendações para esse grupo.

De acordo com a nota da Anvisa, a decisão é fundamentada no "monitoramento constante de eventos adversos possivelmente causados pelas vacinas em uso no País." Alguns estados já tinham iniciado a vacinação de grávidas com comorbidades. O uso "off label" de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, fica restrito aos casos em que haja recomendação médica, mediante avaliação individual, por um profissional de saúde que pondere os riscos e benefícios para a paciente.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.