Fechar
GP1

Saúde

Florentino Neto orienta hospitais sobre retorno de cirurgias eletivas

A Sesapi determinou que os hospitais enviem um relatório comprovando que atendem os critérios.

O secretário de Estado de Saúde, Florentino Neto, junto com a Superintendência de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi expediu nesta quinta-feira (20) um ofício aos hospitais da rede estadual de saúde para que iniciem o planejamento para o retorno das cirurgias e procedimentos ambulatoriais.

Conforme Florentino Neto, desde o dia 1º de maio, as unidades hospitalares tem sido informadas sobre a necessidade de retorno das cirurgias eletivas, porém o planejamento deve ocorrer de forma gradual e respeitando a disponibilidade de medicamentos, EPIs, insumos e realocação de profissionais da saúde.

Foto: Divulgação/AscomFlorentino Neto
Florentino Neto

“Notificamos nossos hospitais por meio de ofício, para que iniciem o processo de planejamento da retomada dos procedimentos eletivos. No entanto, precisamos que os mesmos possuam pessoal e insumos necessários para a realização de cirurgias, principalmente”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Para o retorno das cirurgias e consultas eletivas, a Sesapi determinou que os hospitais enviem um relatório comprovando que atendem os critérios necessários para o retorno das cirurgias eletivas.

Mesmo com a paralisação por causa da pandemia, os hospitais do estado permanecem realizando atendimento ambulatorial, como os de alto risco da Maternidade Dona Evangelina Rosa, cirurgias da regulação, procedimentos de urgência e emergência, oncológicos, cardíacos e neurocirúrgicos.

“Nunca paramos com alguns serviços, como os da maternidade e cirurgias de urgência, de março de 2020 a maio de 2021. Agora, precisamos ter a desocupação dos leitos, que são utilizados no pós-operatório para retomar, de maneira gradual, as cirurgias eletivas”, explica Florentino Neto.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.