Fechar
GP1

Saúde

Hemopi inicia campanha do Junho Vermelho para doação de sangue

A campanha comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue em 14 de junho. A programação vai até o fim do mês.

Junho começou e com ele a campanha que pretende reforçar e conscientizar o conjunto da população sobre a importância de doar sangue. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) dá início ao Junho Vermelho, data reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que tem no dia 14 de junho a data instituída como Dia Mundial do Doador de Sangue. O dia é comemorado há 5 anos.

De acordo com dados do Hemopi, houve em 2020 uma queda de 30% nos bancos de armazenamento em relação a 2019. Já em 2021, o local esteve entre períodos críticos, principalmente nos primeiros meses do ano, quando a pandemia de covid-19 teve um agravamento.

Foto: Lucas Dias/GP1Hemopi
Hemopi

As ações aconteceram nas 4 unidades de coleta nos municípios de Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano, para alcançar um público maior.

“Tivemos uma redução em torno de 30% nas doações de sangue no último ano devido a pandemia. Queremos com o Junho Vermelho reforçar que os hemocentros são seguros e que é preciso manter a constância nas doações para atender a demanda que não diminuiu com a pandemia”, explica o diretor do Hemopi Jurandir Martins.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. Os números não são suficientes e estão abaixo dos 2% definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

“Ajudar a salvar vidas chega ser uma sensação incrível”, nos conta Yara Luz. Doadora de sangue e medula óssea há cinco anos, a estudante que teve sua primeira doação direcionada para a uma pessoa às vésperas de passar por uma cirurgia.

“Pra mim doar sangue sempre foi um sonho desde o momento que tive noção que uma bolsa de sangue pode ajudar até três pessoas. É uma sensação indescritível. A oportunidade de ajudar outras pessoas é algo que nos move”, disse.

PROGRAMAÇÃO

Dia 01/06 – Abertura do Junho vermelho

12/06 – Dia dos namorados: cenário especial para que os casais que compareçam ao Hemopi registrem o momento. Outras surpresas aguardam os casais nesta data. A proposta é convidar os enamorados a fazerem um dia diferente e demonstrar que o amor pode ser doador de várias formas, a doação de sangue é uma delas.

14/06 – Dia Mundial do doador de sangue: Os doadores que comparecerem as unidades do Hemopi – Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano – neste dia terão lanche diferenciado, música ao vivo, cenário para fotos e outras surpresas ao longo de toda segunda-feira. Todas as ações serão realizadas na área externa do Hemopi.

16/06 – Apresentação do Grupo musical Clows in Emergency na área externa do Hemopi.

19/06 – Para encerrar a semana do doador de sangue haverá passeio ciclístico (Pedalando pela vida) promovido por 14 clubes de ciclismo com apoio do Hemopi, Saúde e Governo do Estado. A Unidade Móvel de coleta de sangue estará na Ponte Estaiada de 8h às 12h e de 14h às 17h. Terá música, lanche diferenciado para acolher os doadores que comparecerem para doar sangue.

24/06 – São Joao do HEMOPI: A área externa será decorada com a temática junina, o lanche nessa data será típico e a Quadrilha Luar de São João fará uma apresentação especial.

29/06 –Encerramento do Junho Vermelho, o Hemopi comemora o Dia de São Pedro com música e lanche típico. Os doadores também podem entrar na brincadeira e virem vestido a caráter nesta data.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.