Fechar
GP1

Saúde

Casos de dengue caem 7,3% no Piauí no primeiro semestre de 2021

São dados do Boletim Epidemiológico da Sesapi comparados com o mesmo período de 2020.

Dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) mostram que os números da dengue no Piauí no primeiro semestre de 2021 reduziram 7,3% em em relação ao mesmo período de 2020. Até agora, foram notificados 1.581 casos de dengue em 84 municípios do Estado. Em 2020, no mesmo período, o registro foi de 1.705 casos da doença no Piauí.

Os cinco municípios com maior número de casos da doença são Teresina, com 289 casos; Picos, 215; Ilha Grande, com 108 casos; Santa Luz, 94 e Geminiano, com 75 casos de dengue. Cinco cidades do Estado têm a maior incidência de casos, que representa o número de registro de casos por cada 100 mil habitantes. São elas: Santa Luz, Geminiano, Ilha Grande, Palmeira do Piauí e Ipiranga do Piauí.

Segundo o supervisor de Entomologia da Secretaria de Estado da Saúde, Ocimar de Alencar, no primeiro semestre de 2021, foram notificados 1.581 casos de dengue no Estado. “Se formos comparar com o mesmo período de 2020, houve uma redução este ano, mas a doença preocupa muito. Tivemos 2.198 casos de dengue em todo o ano passado e, se continuarmos nesse ritmo, podemos fechar o ano de 2021 com mais casos que o ano passado”, afirma.

A Secretaria de Estado da Saúde reforça as recomendações para a população como não deixar água parada; não jogar lixo em locais inapropriados; limpar terrenos e comunicar às autoridades de vigilância de seu município sobre locais que não cumprem esses requisitos; manter garrafas com boca virada para baixo;

Além de proteger ralos sem tampas com telas finas; manter fossas vedadas; encher pratinhos de vasos de plantas com areia na borda e lavá-los uma vez por semana e eliminar tudo que possa servir de criadouro para o mosquito como casca de ovo e tampinha de refrigerante.

Neste período de pandemia da Covid-19, também é preciso ficar atento aos sintomas clínicos da dengue. A doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti apresenta febre alta, dores moderadas nas articulações, manchas vermelhas na pele e coceira leve.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.