Fechar
GP1

Saúde

Governo do Piauí vai lançar Campanha de Multivacinação em Teresina

A campanha iniciou no sábado, dia 30 de setembro, e vai até 14 de outubro em todos os 224 municípios.

O Governo do Piauí vai lançar, nos dias 3 e 4 de outubro, a campanha estadual de Multivacinação. Os eventos vão acontecer em Teresina e Alvorada do Gurguéia, com a presença do diretor do Programa Nacional de Imunização (PNI), o médico infectologista Éder Gatti. A campanha iniciou no sábado, dia 30 de setembro, e vai até 14 de outubro em todos os 224 municípios do estado.

Em Teresina, no dia 3, a programação inicia às 8h30, com uma visita a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Poty Velho, onde acontecerá uma vacinação simbólica. Em seguida, a comitiva do PNI terá um encontro, às 10h, com gestores estaduais e municipais de Saúde no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM). No turno da tarde, às 14h, a equipe visitará o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie) e a Rede de Frio da Sesapi.

No dia 4, em Alvorada do Gurguéia, a programação inicia às 9h durante visita ao Centro de Saúde da Família. Em seguida, às 10h, será a vez da Creche Municipal Delite Benvindo, onde ocorrerá a vacinação simbólica. Encerrando a programação, um encontro às 11h com gestores municipais de Saúde da Chapada das Mangabeiras, onde será apresentado o Pacto pelas Crianças do Piauí pela primeira-dama Isabel Fonteles. O evento vai acontecer no Ginásio Poliesportivo Raimundo Nonato da Silva.

"Teremos um momento importante aqui no estado com o diretor do PNI que nos ajudará na divulgação da nossa campanha de Multivacinação. O Ministério da Saúde está de braços dados com os estados e isso só contribuirá para o aumento da cobertura vacinal", afirmou a superintendente de Atenção aos Municípios, Leila Santos.

Para preparar os municípios para a campanha, a Sesapi realizou ações de microplanejamento, método recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que consistem em diversas atividades com foco na realidade local, desde a definição da população alvo, escolha das vacinas, definição de datas e locais de vacinação, até a logística.

“A proposta do Ministério da Saúde foi alinhar essas estratégias com gestores e lideranças locais para alcançar melhores resultados e melhorar as coberturas vacinais. Foi isso que repassamos para os 224 municípios do Piauí em nossas ações de microplanejamento. Com relação ao dia “D” fica a critério de cada município a escolha da sua data”, disse a Coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro.

Na Campanha de Multivacinação serão ofertadas às crianças de até sete anos (06 anos 11 meses e 29 dias) as vacinas: BCG, Hepatite B, Penta, Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C, Febre amarela, Tríplice viral (SCR – sarampo, caxumba e rubéola), DTP, Hepatite A e Varicela.

Já para aquelas a partir dos sete anos de idade até menores de 15 anos, serão ofertadas as seguintes vacinas: Hepatite B, Febre amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano (dT), Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e dTpa.

Em relação às doses da vacina contra Covid-19 e Influenza, elas seguem definições específicas de acordo com a faixa etária. Para as doses de Influenza, a vacinação ocorrerá até zerar os estoques nos municípios, havendo disponibilidade, crianças a partir dos seis meses podem receber.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.