Fechar
GP1

Saúde

Vacinas bivalentes começam a ser aplicadas em 18 capitais do Brasil

A dose da vacina bivalente é recomendada como dose única de reforço para crianças e adultos.

Dezoito capitais brasileiras começam a aplicar dose da vacina bivalente contra a Covid-19 nesta segunda-feira (27). As vacinas passaram por teste e foram autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial, e são indicadas como dose única de reforço para crianças e adultos.

A vacina bivalente só é recomendada para aquelas pessoas que completaram o esquema primário de imunização – duas doses ou dose única. Pessoas que receberam a terceira e quarta dose também são aptos a receber a bivalente. Outro requisito para receber a dose de reforço da bivalente é que tenham se passado quatro meses desde a última dose.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina bivalente melhora a imunidade contra o vírus da cepa original e também contra a variante Ômicron. “A vacina monovalente, como o próprio nome diz, tem um tipo só do vírus que causa a covid. Ela foi originalmente desenhada com aquele chamado vírus ancestral, o primeiro que apareceu na China no fim de 2019”, explicou o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha.

“Todas as vacinas que a gente tinha e usou até agora eram monovalentes, independentemente do laboratório fabricante”, continuou Juarez. No primeiro momento, a nova vacina será aplicada para pessoas acima de 70 anos, imunossuprimidos e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Pessoas com idade entre 60 e 69 anos são incluídas na fase 2 da vacinação. Na fase 3, gestantes e puérperas. Profissionais de saúde devem ser vacinados na etapa 4 do esquema de vacinação.

Pelo menos cinco capitais começaram a aplicar as doses atualizadas: Manaus, João Pessoa, Recife, Campo Grande e Vitória. Em Cuiabá, a vacinação com as bivalentes começa na quarta-feira (1). As capitais do Ceará, Pará e Santa Catarina não divulgaram informações sobre a aplicação da nova dose.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.