Fechar
GP1

Saúde

Veja cinco dicas para combater a "ressaca do chocolate" no pós-Páscoa

O consumo de chocolate, por muitas vezes exagerado nessa época do ano, pode gerar um mal-estar.

O período da Semana Santa, ainda que possua o intuito religioso, também é representado pela troca de chocolates com quem você ama. Esse consumo, que por muitas vezes se torna exagerado, pode provocar uma “ressaca de chocolate”.

Por isso, separamos cinco dicas para que, na segunda-feira (10), os chocólatras de plantão já estejam 100%.

Foto: Banco de imagensChocolate
Chocolate

Confira 5 as dicas:

- Dor de cabeça: o chocolate é bem conhecido por causar dor de cabeça, pois alimentos com alto teor de açúcar causam o aumento dos níveis de açúcar no sangue, provocando uma crise de enxaqueca dolorosa. Na hora de passar na farmácia, procure remédios que tenha o princípio ativo o Sumatriptan, que trata a causa da enxaqueca, em vez de apenas os sintomas.

- Inchaço: chocolate pode causar inchaço, principalmente quando consumidos em excesso. Isso acontece quando o gás não quebra completamente o alimento. Ele se acumula no estômago e intestinos, criando a barriga distendida e desconfortável. Se você não tiver tanta sorte e sentir inchaço, tente algum digestivo natural.

- Exagero faz mal!: o gosto doce de chocolate pode rapidamente azedar quando você come demais. Náusea é o resultado mais comum. Isso pode ser com qualquer alimento, mas alimentos ricos em açúcar. Se você não puder se controlar, busque tomar chá de gengibre para combater o mal estar.

- Quer mais?: Depois de um fim de semana de gula, opte por frutas que saciem seu apetite, como manga, bananas ou abacate. Elas vão evitar que você coma mais um ovo de Páscoa e por mais que possuam açúcares, são em níveis menores.

- Coceira em excesso: os alimentos ricos em aminas vasoativas podem desencadear uma erupção cutânea, por isso, infelizmente para os amantes de chocolate sua compulsão pode deixá-lo com a pele vermelha e irritada. Abuse da água termal para melhorar a coceira.

Depois da Semana Santa

O GP1 conversou com a nutricionista Eduarda Vieira, que alertou para o excesso de chocolate, afirmou que os cuidados com a saúde devem ser duradouros.

Foto: Arquivo PessoalNutricionista Eduarda Vieira
Nutricionista Eduarda Vieira

”Os efeitos do excesso do chocolate pode despertar doenças silenciosas, além de alguns sintomas mais corriqueiros. Por isso, formas eficientes de cuidar da saúde seriam aumentar a ingestão de água, optar por alimentos mais integrais e de lenta absorção, reduzir o consumo de doces - principalmente para não afetar muito a produção de insulina e praticar atividades físicas que ajudem a queimar esse excesso de calorias. Por fim, deve ser procurado um nutricionista para ajudar cada indivíduo, pois cada pessoa necessita de cuidados e intervenções diferentes”, disse a nutricionista Eduarda Vieira.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.