Fechar
GP1

Saúde

Brasil chega a 53 casos de febre maculosa, diz Ministério da Saúde

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que há medicamentos para abastecer todo o país.

O Ministério da Saúde informou, por meio de nota, que já foram registrados 53 casos de Febre Maculosa somente no ano de 2023 no Brasil. Além dos casos, 8 mortes também foram contabilizadas. A região Sudeste é a que concentra a maioria dos casos registrados (30), seguida pela região Sul, com 17.

Todos os óbitos aconteceram na região Sudeste do país, sendo seis em São Paulo, um em Minas Gerais e um no Rio de Janeiro. Ainda não houve casos da doença no Piauí. De acordo com a pasta, a febre maculosa é uma doença infecciosa de gravidade variável. Ela é transmitida pela picada do carrapato, que transmite uma bactéria do gênero Rickettsia.

Os principais transmissores são os carrapatos-estrela. Entretanto, há a possibilidade de qualquer espécie de carrapato, inclusive aquele encontrado no cachorro, carregar consigo a bactéria causadora da Febre Maculosa.

Entre os principais sintomas estão febre, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés, gangrena nos dedos e orelhas e paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões causando paragem respiratória.

A pasta recomenda que assim que urgirem os primeiros sintomas, é importante procurar uma unidade de saúde para avaliação médica e em determinados casos, pode ser necessária a internação da pessoa.

Em nota, a pasta também informa que está sendo usado um medicamento antimicrobiano para tratar a febre maculosa e que todas as unidades federativas estão abastecidas com os remédios prioritários para tratar a doença. Além disso, diz ainda que dispõe de estoque estratégico para envio de novas remessas aos estados que precisarem.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.