Fechar
GP1

Saúde

Especialista alerta sobre cuidados no Dia da Saúde Ocular

A data chama atenção para doenças que podem ser prevenidas através de pequenas atitudes.

O Dia da Saúde Ocular é comemorado nesta segunda-feira (10), e chama atenção pelos cuidados que devem ser adotados para a prevenção de problemas de saúde crônicos e até cegueira, causados pela falta de cuidados na região ocular. Entre as práticas que mais podem gerar risco a visão estão: usar óculos sem receita médica, coçar e uso excessivo de telas.

Segundo levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados, e estão ligados ao grau de óculos (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia), catarata, retinopatia diabética, doença macular relacionada à idade e glaucoma. Nesse caso, é recomendado a consulta frequenta com o médico oftalmologista.

O chefe da Unidade de Cabeça e Pescoço do Hospital Universitário da UFPI (HU-UFPI), oftalmologista Ênio Vieira, alerta sobre a importância da consulta oftalmológica, responsável por realizar diagnóstico precoce. “O oftalmologista é quem diagnostica e trata alterações na córnea, como: a miopia, que causa a dificuldade de enxergar de longe; a hipermetropia, que provoca a dificuldade de ver de perto; o astigmatismo, que remete à visão embaçada e dificuldade de definição de imagens”, pontuou o médico.

Ele também destaca que pessoas diabéticas e hipertensas devem redobrar os cuidados para manter a saúde dos olhos. “A longo prazo, essas patologias podem causar danos sérios à visão. Você tem casos na família de patologias oculares, como ceratocone, catarata ou glaucoma – doenças de progressão lenta e que podem afetar a qualidade da visão de maneira significativa. Fazer consultas periódicas com um oftalmologista é a única maneira de prevenir, diagnosticar e tratar doenças oculares”, ressaltou o especialista.

Como prevenir

Além das medidas já citadas, é importante realizar o controle da glicemia e da pressão intraocular, pois a alteração desses fatores está relacionada a doenças como a retinopatia diabética e o glaucoma, respectivamente.

O uso de óculos de proteção para atividades de risco para trauma ocular, lentes com proteção ultravioleta, além do não compartilhamento de maquiagens, são algumas importantes medidas para manutenção da saúde ocular. O uso de lentes de contato em banhos de rios, mar ou piscina deve ser evitado pelo risco elevado de infecções oculares graves.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.