Fechar
GP1

Saúde

Ministério da Saúde anuncia atualização da vacina contra poliomielite

A nova recomendação foi aprovada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI).

O Ministério da Saúde anunciou na última sexta-feira (07) a atualização da vacina contra a poliomielite, a partir de 2024. A mudança substituirá gradualmente o imunizante em gotas por uma injetável.

A nova recomendação foi apresentada durante uma coletiva de imprensa da ministra da saúde, Nísia Trindade, junto com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Na reunião, foram expostas ações do Governo Federal para a ampliação da cobertura vacinal e debatida a importância dos profissionais da saúde nesse processo.

A atualização foi aprovada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e não representa o fim da vacina em gotas, mas sim um avanço tecnológico para aumentar a eficácia do imunizante. O Zé Gotinha, símbolo da vacinação no Brasil, também continuará participando das ações de saúde do governo.

A recomendação da CTAI é de que o Brasil utilize exclusivamente a versão injetável no reforço aos 15 meses de idade, substituindo a forma em gotas. Com isso, a partir do primeiro semestre de 2024, as crianças que tiverem as três primeiras doses do imunizante terão um reforço quando completarem 15 meses, totalizando quatro versões injetáveis e eliminando a dose extra aos 4 anos de idade.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.