Fechar
GP1

Saúde

Conheça alguns alimentos considerados cancerígenos pela OMS

O assunto ficou em alta após a OMS informar que o aspartame usado em refrigerantes pode ser cancerígeno.

Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) informar que o aspartame (adoçante artificial utilizado em refrigerantes) poderá ser considerado "possivelmente carcinogênico" em breve, o assunto voltou a ganhar destaque nas redes sociais e nas conversas cotidianas.

A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), que é um braço da OMS, é responsável por indicar substâncias, compostos químicos, medicamentos e alimentos considerados cancerígenos. Abaixo, você encontrará informações sobre 5 alimentos considerados cancerígenos para humanos.

Foto: Reprodução/PixabayCarnes processadas
Carnes processadas

A IARC classifica os agentes em 4 grupos:

Grupo 1 Carcinogênico para humanos 126 agentes
Grupo 2A Provavelmente carcinogênico para humanos 94 agentes
Grupo 2B Possivelmente carcinogênico para humanos 322 agentes
Grupo 3 Não classificável quanto a sua carcinogenicidade para humanos 500 agentes

Carnes processadas

Listadas desde 2018 como agentes do grupo 1 (cancerígenos para humanos), as carnes processadas estão relacionadas ao desenvolvimento de câncer de intestino (cólon e reto). Alguns exemplos de carnes processadas incluem presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru e blanquet de peru.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), carne processada é definida como "qualquer tipo de carne que tenha passado por processos como salga, cura, fermentação, defumação e outros métodos para realçar sabor ou melhorar a preservação".

Carne vermelha

Segundo a IARC, a carne vermelha é considerada "provavelmente cancerígena para humanos" (grupo 2A) desde 2018.

O INCA alerta que carnes vermelhas, como as de boi, porco, cordeiro e bode, entre outras, são boas fontes de nutrientes, como proteínas, ferro, zinco e vitamina B12. No entanto, o consumo humano não deve ultrapassar 500 gramas de carne cozida por semana, pois o consumo excessivo pode facilitar o desenvolvimento de câncer no intestino (cólon e reto).

O Instituto ainda sugere dicas de como preparar as carnes de forma mais saudável: prefira carnes frescas; procure receitas em que as carnes são cozidas a vapor, ensopadas, guisadas ou assadas; no caso da carne de frango, remova a pele antes de cozinhar; e faça marinadas nas carnes com ervas, cebola, alho, suco de limão e/ou outros antioxidantes, como tomate, cenoura, pimenta vermelha e amarela, laranja, alecrim, salsa e espinafre.

Bebidas alcoólicas

Desde 2012, as bebidas alcoólicas também são classificadas como cancerígenas para humanos (grupo 1) pela IARC.

Segundo o INCA, o consumo de bebidas alcoólicas aumenta o risco de desenvolver diferentes tipos de câncer, como boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, fígado, intestino (cólon e reto) e mama. O Instituto brasileiro também alerta que "não existem níveis seguros de ingestão para a prevenção do câncer".

Peixe salgado chinês

Outro item considerado cancerígeno para humanos desde 2012 pela IARC é o peixe salgado chinês. No entanto, a associação entre esse peixe e o câncer vem sendo investigada há muitos anos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.