Fechar
GP1

São Paulo - São Paulo

Prefeitura de Ilhabela contraria Doria e vai liberar bares e restaurantes

O governo estadual informou que "as prefeituras que descumprem o Plano São Paulo são notificadas".

A prefeitura de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, passou a permitir o atendimento presencial em bares e restaurantes, contrariando previsão do governo do Estado. A gestão do governador João Doria (PSDB) abrandou medidas de restrição e retornou as cidades paulistas para a fase vermelha do Plano São Paulo, conforme anúncio feito nesta sexta-feira, 9. A fase, no entanto, não prevê liberação para estabelecimentos como os permitidos pela gestão municipal de Ilhabela.

Em Ilhabela, segundo o decreto municipal válido para este fim de semana, bares e restaurantes podem funcionar com até 35% da capacidade e distância de 1,5 m entre as mesas. Os clientes precisam fazer reserva previamente. Quiosques e bares da orla podem funcionar com delivery até meia-noite, o que contraria o toque de recolher noturno. O município liberou também salões de cabeleireiros, barbearias e áreas comuns em hotéis, além do atendimento presencial em lojas de material de construção com 35% da capacidade - medidas não previstas na fase vermelha.

A prefeitura alegou que o controle de acesso, com a exigência do exame tipo RT-PCR feito até 48 horas antes do acesso à ilha, garante ao município mais segurança para a flexibilização do comércio. "Temos queda nos casos e óbitos na cidade, se comparados aos meses anteriores. A população e o comércio têm seguido as regras, o que nos fez decidir pela liberação de alguns setores de forma segura e seguindo os protocolos sanitários", disse o prefeito Toninho Colucci (PL)

O governo estadual informou que "as prefeituras que descumprem o Plano São Paulo são notificadas e o Ministério Público é acionado para tomar as providências".

Interior adere à fase vermelha

As principais cidades do interior do Estado estão aderindo integralmente à fase vermelha do Plano São Paulo, anunciada nesta sexta-feira, 9. Os casos de desobediência às regras fixadas pelo governo estadual são pontuais. O governo anunciou o fim da fase emergencial de enfrentamento à pandemia e retorno à fase vermelha a partir de segunda-feira, 12, para os 645 municípios paulistas.

O toque de recolher das 20 às 5 horas e o veto às celebrações religiosas coletivas foram mantidos. Foi liberada também a volta às aulas nas redes pública e privada. Lojas de material de construção podem voltar a funcionar com atendimento presencial, seguindo os protocolos. A nova etapa do plano estadual vai até o dia 19.

Antes do anúncio das medidas pelo governo estadual, prefeitos dos 20 municípios da região metropolitana de Campinas já haviam decidido adotar o modelo de retirada de encomendas (take away) no comércio, em que os clientes podem retirar os produtos na porta da loja.

Os agentes políticos levaram em conta números indicando a redução nos novos casos de covid-19 e na pressão sobre a rede hospitalar. O modelo acabou sendo autorizado pelo plano. A prefeitura de Campinas informou que vai seguir as regras da nova fase, mas as barreiras sanitárias serão mantidas para garantir o toque de recolher noturno. São José do Rio Preto, Sorocaba e São José dos Campos também seguirão a nova fase.

Em Ribeirão Preto, após uma semana com recordes no número de pessoas internadas, havia expectativa de que algumas medidas do plano emergencial fossem mantidas. O secretário de Saúde, Sandro Scarpellini, disse que a cidade vai acompanhar o plano estadual porque há uma tendência de redução nos casos.

"A gente percebe que mesmo aqui os casos estão diminuindo. Além disso, as mudanças da fase emergencial para a vermelha não são drásticas." Em live, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) pediu cuidados à população. "Deus queira que estejamos iniciando uma etapa de menor sacrifício, mas ainda são necessárias todas as cautelas. Não há magia, nem solução além do que está sendo feito "

Em Ubatuba, que nesta sexta registrou a 7ª morte pela covid-19 apenas nesta semana - no total são 39 óbitos -, a prefeitura estudava manter medidas mais duras que as da fase vermelha. As praias continuam fechadas para o público e as barreiras nas entradas da cidade voltam neste fim de semana.

"A situação é preocupante, por isso temos reforçado diariamente a necessidade de cumprimento dos protocolos de combate ao novo coronavírus", informou o município. Em Presidente Prudente, que neste sexta registrou mais oito mortes e bateu recordes no número de casos e internações, a prefeitura ainda não havia decidido na noite desta sexta se mantinha medidas mais duras que na fase vermelha.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.