Fechar
GP1

Manaus - Amazonas

Capivara é devolvida a influencer após decisão da Justiça do Amazonas

Nas redes sociais, o Influencer Agenor comemorou a decisão do magistrado.

Nos últimos dias, uma polêmica envolvendo a separação entre o digital influencer Agenor Tupinambá e uma capivara, chamada de Filó, repercutiu nas redes sociais. Neste domingo (30), a Justiça Federal do Amazonas determinou que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) devolvesse o animal ao influencer.

O tiktoker tem 23 anos, mora em Autazes, no Amazonas, e viralizou ao divulgar sua rotina ao lado da capivara, criada como um animal de estimação. Na decisão, o juiz Márcio André Lopes Cavalcante considerou que o jovem vive na floresta, como outros milhares de moradores ribeirinhos da Amazônia.

O juiz determinou que Agenor deverá informar periodicamente as condições de saúde do animal, devendo também deixar livre o acesso dos órgãos ambientais para a fiscalização da capivara.

Foto: Reprodução / InstagramCapivara Filó é devolvida ao influenciador Agenor Tupinambá em Manaus
Capivara Filó é devolvida ao influenciador Agenor Tupinambá em Manaus

Nas redes sociais, o Influencer Agenor comemorou a decisão do magistrado. “Eu queria agradecer a cada um de vocês que está com a gente desde o começo. A vitória é nossa, mais uma vez o amor venceu”, disse.

O reencontro com Filó foi postado nos stories da deputada estadual Joana Darc (União Brasil-AM), que acompanha o caso em defesa do influenciador. Ele ainda foi multado pelo Ibama, mas realizou uma vaquinha online para pagar o valor.

Entenda o caso

O influencer Agenor Tupinambá viralizou nas redes sociais ao mostrar a sua rotina com a capivara Filó e outros animais silvestres com os quais convive em um município do interior do Amazonas. Dois meses depois, ele foi denunciado por suspeitas de abuso, maus-tratos e exploração animal, multado em R$ 17 mil, e notificado a retirar todas as publicações feitas com os animais silvestres de suas plataformas digitais.

O animal havia sido entregue para o Ibama na quinta-feira (27). Na manhã deste domingo (30), foi realizado um ato em frente à sede do Ibama, em Manaus. Os manifestantes estavam reivindicando a imediata soltura do animal, que estava em posse do órgão ambiental.

A deputada estadual Joana D'Arc (União Brasil), que acompanha o caso, chegou a invadir a sede do órgão, para tentar soltar a capivara à força. No entanto, foi contida por seguranças do Ibama. Logo em seguida, ela entrou em uma das salas do local, alegando que estava "fiscalizando" as instalações.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.