Fechar
Colunista Brunno Suênio
GP1

Ciro Nogueira afirma que Lula será derrotado pelo próprio PT

"As pessoas não querem esse grupo do PT de volta ao comando do país", disse o ministro ao O Globo.

O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, concedeu entrevista ao O Globo nesta quarta-feira (26), onde falou sobre economia e política, com ênfase nas eleições presidenciais deste ano. Sem titubear, o senador licenciado teceu duras críticas a Luiz Inácio Lula da Silva, e afirmou que o ex-presidente será derrotado pelo próprio Partido dos Trabalhadores na disputa pelo Palácio do Planalto.

Na avaliação de Ciro, nomes como Gleisi Hoffmann, José Dirceu e João Vaccari Neto são figuras que prejudicam a imagem de Lula. Conforme o ministro, o ex-presidente lidera pesquisas, mas quando é colocado ao lado dessas pessoas nas pesquisas qualitativas a sua pontuação cai.

Foto: Lucas Dias/GP1Ciro Nogueira
Ciro Nogueira

“O Lula que conheço e que as pessoas vão conhecer na campanha é o Lula da Gleisi (Hoffmann), do Zé Dirceu, do (João) Vaccari. Esse é o Lula que tem muito mais identificação com Maduro (presidente da Venezuela) do que com Macron. Acho que a arrogância do PT está sendo importante para que as pessoas aprendam a identificar e separar. As pessoas não querem esse grupo do PT de volta ao comando do país. Acompanho pesquisas qualitativas. Quando se coloca o Lula ao lado dessas pessoas, a rejeição é total. Isso vai fazer com que o PT acabe derrotando o Lula”, declarou.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Ex-presidente Lula
Ex-presidente Lula

“Não me vejo mais ao lado do Partido dos Trabalhadores”

Questionado sobre a possibilidade de se reaproximar de Lula, caso ele seja eleito, o ministro foi enfático e disse que o ex-presidente “não vai ganhar”. O chefe da Casa Civil destacou que não se vê mais ao lado do grupo do PT.

“Ele não vai ganhar. Não me vejo mais ao lado do Partido dos Trabalhadores. Temos hoje um enfrentamento no meu estado (Piauí, governado pelo petista Wellington Dias) irreversível”, colocou.

Reeleição de Bolsonaro

Ciro Nogueira ressaltou ter convicção na reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). “Ele vai ganhar. O país nunca deixou de reeleger um presidente. Quem reelege o presidente é a economia, e a vida das pessoas vai melhorar. Temos pesquisas que mostram que, se a inflação for reduzida e o emprego voltar a crescer, quase 40% das pessoas que hoje não votam no presidente, podem vir a votar. A possibilidade de reeleição é muito grande”, frisou.

Centrão vai decidir eleições

Segundo a análise de Ciro Nogueira, o país está dividido entre Bolsonaro X Lula, e nesse cenário o Centrão seria uma espécie de fiel da balança, definindo o resultado da disputa. Ele reforçou, no entanto, que o mais natural é que os partidos do centro apoiem Bolsonaro, como já vem acontecendo.

“Temos um terço do eleitorado para Bolsonaro, um terço para Lula. Quem vai decidir é o centro. Por isso, há esse desespero do Lula de deixar esse pessoal escondido e ir para o lado do Alckmin. O presidente Bolsonaro já tem aproximação muito mais consistente, tanto que os partidos mais relevantes de Centro estão com ele”, pontuou.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.