Fechar
Colunista Brunno Suênio
GP1

Três alvos da Operação "Turismo Criminoso" estão foragidos

A ação foi deflagrada nessa terça-feira e teve um desfecho trágico com a morte de um policial do DRACO.

Vinte e quatro horas depois da deflagração da Operação "Turismo Criminoso", que teve um desfecho trágico com a morte do policial do DRACO, Marcelo Soares da Costa, em Santa Luzia do Paruá-MA, três dos cinco alvos de mandados de prisão temporária são considerados foragidos da Justiça. São eles: Wallace Fernandes Moreira Silva (primo de Bruno Manoel Gomes Arcanjo, assassino do policial) Gabriel Seabra Araújo e Thalysson Santiago Campelo, vulgo “Japa”.

Os dois mandados de prisão cumpridos nessa terça-feira foram contra Bruno Manoel Gomes Arcanjo, que durante o cumprimento da ordem judicial matou com um tiro de pistola 9mm o policial do DRACO, e Pedro Gabriel de Carvalho Sena, que atua como administrador de um hotel localizado na Avenida Centenário, bairro Aeroporto, zona norte de Teresina.

Foto: Reprodução/Redes sociaisThallyson, Wallace e Gabriel Seabra
Thallyson, Wallace e Gabriel Seabra

O esquema criminoso

Segundo a investigação, o grupo opera um esquema arrojado que lucrou bastante com condutas criminosas envolvendo emplacamentos de veículos inexistentes (fakes), transferências ilegais da propriedade de automóveis, financiamentos bancários de carros (alguns deles fictícios), entre outras atividades delitivas cometidas a partir do ano de 2019 contra o DETRAN-PI.

Dentro da estrutura organizacional, os primos Wallace Fernandes Moreira Silva (foragido) e Bruno Manoel Gomes Arcanjo (assassino do policial) são considerados pela investigação como líderes do esquema, que teve início ainda em meados de 2019 e culminou da deflagração da Operação Hidra de Lerna, em 2022.


No contexto da Operação Turismo Criminoso, deflagrada em 2024, os policiais constataram que os primos usavam dados de pessoas interpostas (laranjas) para emplacar veículos com notas fiscais falsas no DETRAN-PI, e também abrir contas bancárias para fazer movimentações com o objetivo de ocultar seus ganhos criminosos.

Também, ficou provado que eles se valiam de pessoas de baixa qualificação e renda para permitir que quantias em dinheiro fossem depositadas nas contas delas, seja diretamente, seja através de financiamentos bancários.

Rapidinhas

Preso na Operação Turismo Criminoso se apresentava como empresário

O Departamento de Combate à Corrupção identificou que para que os primos Wallace Fernandes e Bruno Arcanjo viessem a Teresina concluir a empreitada criminosa, os dois contavam com o apoio logístico na capital piauiense de Pedro Gabriel de Carvalho Sena, considerado uma pessoa bastante influente, responsável pela empresa Capital Soluções Financeiras.

Foto: Reprodução/InstagramPedro Gabriel de Carvalho Sena
Pedro Gabriel de Carvalho Sena

Corpo do policial Marcelo Soares da Costa será sepultado nesta quarta-feira

O corpo de Marcelo Soares da Costa chegou à capital Teresina em um voo na tarde dessa terça-feira-feira (03). Em razão de o crime contra o policial ter ocorrido no estado do Maranhão, após chegar ao aeroporto de Teresina, o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicinal Legal (IML) de Timon, onde foi realizado o exame cadavérico e, ao final, liberado aos familiares.

O velório de Marcelo Soares da Costa teve início ainda na noite dessa terça-feira (03), no cemitério Jardim da Ressurreição, na zona sudeste de Teresina.

Foto: Reprodução/ WhatsAppMarcelo Soares da Costa, de 42 anos
Marcelo Soares da Costa, de 42 anos

Homenagem a Marcelos Soares

Após deixar a funerária Pax União, às 20h dessa terça-feira (03), o cortejo com o corpo de Marcelo Soares seguiu pela zona sul de Teresina e passou em frente a sede do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), onde o policial prestou seus últimos anos de serviço à Polícia Civil do Piauí. Já nesta quarta-feira (04), haverá um cerimonial, incluindo discursos e a tradicional salva de tiros em homenagem ao Marcelo no cemitério Jardim da Ressurreição.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.