Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Grupo do prefeito Firmino Filho prepara caminho para chegar ao Karnak lentamente


O clima nas ruas já indicava o que pesquisas precoces em torno das preferências eleitorais  estão revelando: a eleição de governador está longe de ter favoritos. Um resultado a ser analisado com muita cautela e despreendimento é o da última eleição de prefeito de Teresina. Firmino Filho venceu em circunstâncias adversas. Bateu por uma diferença muito pequena Elmano Ferrer, um candidato que adquirira grande popularidade, que estava no poder e tinha, pelo menos oficialmente, o apoio do ex-governador Wellington Dias e o do governador Wilson Martins.

Foi indiscutivelmente uma proeza da oposição, que conseguiu emplacar um discurso segundo o qual era o povo contra o "blocão" do poder. O erro de perspectiva do grupo vencedor, na minha modesta e despretensiosa visão, foi não ter, em nome da futura governabilidade da capital, levado para o interior o mesmo clima de mudança, talvez por falta de pregadores ou mesmo vocação para um feito mais amplo em 2014.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Firmino Filho(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Firmino Filho
Venceu, a meu ver, o discurso da praticidade: melhor governar bem Teresina, fazer uma aliança mais pragmática e deixar o vôo longo para 2018, ou, quem sabe, chegar pelas beiradas, já em 2014, emplacando um vice de um candidato com perspectivas de poder, de preferência alguém que não tenha pretensão ou não possa, por lei, se candidatar a reeleição.

Por isso Silvio Mendes não se sentiu à vontade para colocar, como queria, imediatamente o discurso de candidato a governador nas ruas eufóricas com a vitória sobre o esquema que apoiara Elmano. Para as pretensões do médico ex-prefeito não há dúvida de que o momento era aquele, das comemorações em torno da vitória apertada e que em alguns momentos pareceu estar escapando.

Serenados os ânimos da campanha com o passar dos dias, Silvio receberia outros sinais de que a prioridade do PSDB do Piauí não é uma candidatura a governador. A análise dos estrategistas mais próximos de Firmino é lúcida e pode até ser a mais correta e segura para quem almeja governar o Estado.

EXCLUSIVAS

Larissa bem
Secretária do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Larissa Maia, foi a segunda mais bem avaliada assessora do governador Wilson Martins na pesquisa sobre o desempenho do secretariado. Robert Rios, da Segurança, ficou em primeiro.

Apavorado
Tem gente na área dos operadores que anda apavorado com a perspectiva de deflagração da segunda parte da operação "Gangrena". O pior é que tudo indica que haverá mesmo um segundo tempo da investigação.

Revista

Esse negócio de só receber dinheiro num quarto de apartamento, e de pessoas que já tenham passado por uma revista para detectar aparelhos eletrônicos, vai terminar saindo errado.

Atacadista
Mais um grande grupo atacadista decidiu se instalar em Teresina. Um terreno de pelo menos quatro hectares em área popular da cidade está sendo procurado para compra imediata e à vista.
Sabichões não terão vez: o grupo só compra pelo valor real.

Problemas à vista
Advogado com grande trânsito no meio jurídico assegurou que haverá problemas para os negociantes do terreno que hoje abriga as instalações do Bom Preço da avenida Kenedy.

Operação legal

Consta que a venda do terreno do Bom Preço da Kenedy, pertencente anteriormente ao Piauí Esporte Clube, foi feita de maneira irregular.

Penhorado
Consta que o Piauí Esporte Clube tinha muitas ações trabalhistas na Justiça e o terreno estava bloqueado para pagamento das dívidas, mesmo assim foi vendido numa operação que aparentemente foi um festival de irregularidades.

Quem é o dono?
O terreno não foi vendido diretamente ao Bom Preço, que parece ser "inocente" na confusão, e sim a um financista da cidade por um preço irrisório, que o teria alugado por 20 anos para a rede de supermercados.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.