Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

PT deve passar por uma reflexão depois da vitória de Dilma com pequena diferença de 3%


Vencida a eleição com pequena diferença de 3% dos votos, o PT, no entender de alguns de seus mais consequentes integrantes, precisa passar por uma reflexão. A derrota em São Paulo na proporção que aconteceu remete para análises sobre um futuro não muito alentador. O Estado mais produtivo do país é berço da agremiação de Dilma e seu candidato a governador ficou em terceiro lugar, uma posição humilhante para um partido que detém a Presidência da República.
Imagem: Folha de S. PauloDilma Rousseff vota em Porto Alegre(Imagem:Folha de S. Paulo)Dilma Rousseff
Dilma ganhou o direito de governar o Brasil por mais quatro anos, mas daqui a três anos, 11 meses e 20 dias, haverá mais uma eleição para Presidente da República. O PT perdeu para governador no Paraná, no Rio de Janeiro, em Brasília, no Pará, no Mato Grosso do Sul e em outros estados. Perdeu um reduto da maior importância, o Rio Grande do Sul, governado por um dos seus mais importantes quadros, Tarso Genro.

Nomes importantes como Eduardo Suplicy, infelizmente, não foram reeleitos. A bancada federal tinha 86 deputados, planejava chegar a pelo menos 100, terminou ficando com 70.A vitória de Dilma é da maior importância mas o Congresso ficará menos subserviente, com a chegada no Senado de quadros de referência como José Serra, Tarso Jereissati, Reguf, Romário, Roberto Rocha e outros.

Em termos de eleitores, o Brasil nunca esteve tão dividido. A presidente Dilma, que não pode mais se reeleger, certamente tentará fazer um grande governo, sem amarras, com a sua personalidade e o seu comando exclusivo. Por isso fez questão de dizer no discurso que é governante de todos os brasileiros. O discurso está correto.

EXCLUSIVAS

Mais sombrias
Na medida em que o tempo passar devem ficar cada vez mais carregadas e sombrias as nuvens sobre aquela mansão da zona leste de Teresina fincada em quase um quarteirão inteiro.

Chega para lá
Jornalistas bem informados têm divulgado a nível nacional que assessores mais cuidadosos da presidente Dilma estão procurando barrar a presença de alguns dirigentes partidários considerados "bichados", principalmente aqueles citados no caso da Petrobras, em locais mais restritos à presença presidencial.

O posto é meu

Politico maranhense tem perdido o sono porque um ex-membro de sua família se recusa a devolver um posto de gasolina adquirido em Teresina nos tempos das "vacas gordas".

A briga é feia
O rapaz não devolve porque está tudo no seu nome e não vai perder o tempo que passou como integrante da família. Existem ameaças.

Secretário promotor
Pode ser um promotor piauiense em atividade no Maranhão o secretário de Segurança do governador Wellington Dias a partir de janeiro.

Ziza quer muito
Imagem: DivulgaçãoZiza Carvalho(Imagem:Divulgação)Ziza Carvalho
Deputado estadual reeleito pela coligação de Wellington Dias confidenciou para este repórter que Ziza Carvalho, o filho do falecido Ubiraci Carvalho que ficou na primeira suplência, está querendo muita coisa.

Secretaria
Ziza Carvalho estaria reivindicando a Secretaria de Defesa Civil, que foi dirigida pelo seu pai, além de seu acesso à Assembléia Legislativa.

Assembléia
Políticos próximos a Wellington entendem que o fato de Ziza assumir à Assembleia já é uma boa compensação; a secretaria de Defesa Civil ficaria com outro aliado, provavelmente do PTB.

É do PTB
A Secretaria de Defesa Civil deve ficar com o PTB, segundo os mesmos informantes.

Racismo
De um coronel aposentado que passou parte da vida bajulando o professor Wall Ferraz para um competente advogado de Teresina, numa roda formada num café de supermercado da zona leste, na última sexta-feira pela manhã: " você é um negro da alma branca".

Na brincadeira
O advogado, reconhecidamente um dos maiores talentos do Estado, levou a frase na brincadeira e fez graça, mesmo estando quilometricamente acima intelectualmente do coronel aposentado.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.