Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Firmino Filho discute com Wellington termos de acordo administrativo e político


O governador eleito Wellington Dias (PT) procurou o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) para discutir os termos de um acordo administrativo e politico que se materializaria a partir de janeiro do próximo ano, segundo confirmaram pessoas próximas aos dois. Firmino e Wellington já conversaram pelo menos duas vezes e o caminho mais provável é o de uma aliança.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Wellington Dias(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Wellington Dias
Os sinais de que as conversas estão em curso e caminham para um resultado positivo são evidentes. Um deles é o recuo dos deputados Marden Menezes, presidente do PSDB, e Luciano Nunes, que estão evitando falar sobre política. O comportamento dos dois corresponde ao de políticos experientes que aguardam decisões que estão além de sua faixa de poder.
Imagem: Luana Furtado/GP1Firmino Filho(Imagem:Luana Furtado/GP1)Firmino Filho
O prefeito Firmino Filho sabe que pode enfrentar reação dentro do partido, mas se preparou para essa provável situação. É certo que a partir de fevereiro, quando a nova Assembleia Legislativa se instalar, o governador Wellington Dias contará com o apoio de pelo menos dois deputados do PSDB.


EXCLUSIVAS


Ou vai ou racha
Está marcada para a próxima segunda-feira reunião da mesa diretora da Assembleia Legislativa que vai decidir declarar aberta uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado.

Enfrentamento
Deputados estaduais mais "esquentados" querem o enfrentamento com o Tribunal de Contas, que é um órgão auxiliar da Assembleia Legislativa e está agindo, segundo eles, para desmoralizar o poder legislativo.

Bombeiro
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Themístocles Filho(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Themístocles Filho
A briga entre a Assembleia e o Tribunal de Contas não chegou a uma fase pior porque no legislativo tem um "bombeiro" que se chama Themístocles Sampaio Pereira Filho.

Solução pacifica
Discreto, evitando sempre falar no assunto, Themístocles Filho defende uma solução negociada para que a paz volte entre as duas instituições mas a cada momento acontece um fato novo, chega nova informação sobre comentários que teriam sido feitos por conselheiros.

O mais criticado
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Conselheiro Kennedy Barros(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Conselheiro Kennedy Barros
Kennedy Barros é de longe o conselheiro mais criticado por alguns deputados estaduais, que contam a sua trajetória para chegar ao Tribunal de Contas do Estado quando ainda não tinha 30 anos de idade.

Segundo lugar
Imagem: Francyelle Elias/GP1Presidente do TCE, Waltânia Alvarenga(Imagem:Francyelle Elias/GP1)Presidente do TCE, Waltânia Alvarenga
Em segundo lugar na ordem de criticas a conselheiros está a presidente do TCE, Waltânia Alvarenga.

Amigo Olavo
Imagem: DivulgaçãoConselheiro Olavo Rebelo(Imagem:Reprodução)Conselheiro Olavo Rebelo
Deputados indignados com a posição do Tribunal de Contas do Estado, que não declara vago o cargo de Anfrisio Neto Lobão Castelo Branco, fazem questão de enaltecer a amizade com o conselheiro Olavo Rebelo, mas dizem que ele também "está contra a Assembleia".

Planejado
Os mesmos deputados dizem não ter dúvidas de que o conselheiro Anfrisio Neto Lobão Castelo Branco, que pediu aposentadoria três dias antes de completar 70 anos, o fez para dar um argumento para a presidência do Tribunal alegar que precisaria de prazo para declarar a vacância do cargo.

Por que desabou?
Até hoje a direção do shopping Rio Poty não explicou à população do Estado por que parte de sua construção desabou há quase um ano durante uma madrugada.

Encoberto
Durante meses a visão dos escombros e das atividades na área do desabamento ficou encoberta por tapumes na Avenida Marechal Castelo Branco.

Ninguém viu
Os tapumes foram retirados nos últimos dias dando lugar a uma visão de obras aceleradas na área que tombou mas ninguém viu como foi feito esse trabalho. O que é importante é saber se houve uma nova construção ou se paredes e pilares da área atingida foram reaproveitados.

CREA precisa falar

O Conselheiro Regional de Engenharia e Arquitetura emudeceu sobre o desabamento do shopping Rio Poty, fato que tem provocado comentários de toda ordem.

CPI em Matias Olímpio

Convidado para falar na sessão desta sexta-feira na Câmara Municipal de Matias Olímpio, o ex-vereador Luther Gonçalves vai pedir a instalação de uma CPI para investigar onde foram aplicados recursos de mais de R$ 9 milhões recebidos este ano pelo prefeito Antônio Sindra.

Nada feito
Adversários do prefeito de Matias Olímpio espalham que Antônio Sindra "deu destino ignorado" a R$ 9 milhões e não tem apresentado qualquer obra na cidade.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.