Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Deputado Nerinho diz que PTB e Wellington Dias estão completamente afinados


O deputado José Nery Filho, o "Nerinho", disse, ontem, que o seu partido, o PTB, está afinado com o governador Wellington Dias e deverá ocupar algumas pastas na nova administração a partir do dia 1º de janeiro, apresentando versão diferente da que foi divulgadas nos últimos dias. Hoje, Wellington Dias deve anunciar todos os nomes de sua equipe. Nerinho não confirmou, mas ele próprio deve ser o secretário de Desenvolvimento Econômico.
Imagem: Bernardo Marçal/GP1Nerinho, reeleito deputado estadual(Imagem:Bernardo Marçal/GP1)Nerinho
No dia seguinte ao anúncio da equipe, que deve acontecer até o final desta terça-feira, Wellington vai promover a primeira reunião de trabalho, provavelmente na antiga Escola Técnica Federal do Piauí, a poucos metros do Palácio de Karnak. O PTB deverá ser acomodado em cinco secretarias.

A Secretaria de Infraestrutura, por exemplo, deverá ser ocupada por Janainna Marques, ex-prefeita de Luzilândia que se elegeu deputada estadual; a de Defesa Civil pelo deputado Hélio Isaias e não por Fernando Monteiro, que deve ficar na Assembleia Legislativa do Estado.

Além dessas secretarias devem ficar sob a responsabilidade do PTB a Secretaria de Mineração e coordenadoria de Comunicação do Estado. O Idepi também será confiado ao partido e provavelmente será uma indicação de Elmano Ferrer.

EXCLUSIVAS

Direitos dos humanos
Respeitar os seres humanos, especialmente aqueles que exercem a cidadania, que praticam as boas ações, que são contra a violência, que trabalham para sustentar suas famílias e não carregam o ódio, o preconceito e a discriminação é uma obrigação de todos.

Homens de bem
O mundo está repleto de homens de bem, solidários, corajosos, dispostos a promover a paz e o bem estar da população mundial. Estes precisam ser exaltados como exemplo, para que as gerações futuras tenham referências e caminhos para seguir.

Proteção
Cada vez mais as instituições, os organismos de representação da sociedade, todos devem lutar para proteger as pessoas de bem, os cidadãos.

Contundentes
As instituições precisam ser contundentes na defesa daqueles que são vítimas da violência, que são assaltados todos os dias, que são presos injustamente, que ficam órfãos de pai e mãe atingidos pelas balas assassinas, que clamam por segurança e direitos.

Desânimo
Todos os seres humanos, inclusive os assassinos e estupradores, têm direitos, mas em função de seus crimes causa um certo desânimo na sociedade quando instituições são absolutamente contundentes na defesa de alguns direitos de acusados de crimes violentos.

Contundência igual
Aqui não se quer negar o direito de um ser humano, seja ele do bem ou do mal, mas apenas deixar claro uma realidade: a sociedade se entristece quando há tanta eloquência na defesa daqueles que não demonstram muita piedade na hora de matar, estuprar, sequestrar e atacar, e quase nenhuma na cobrança de leis e ações que evitem a matança de gente boa.

Cumprindo a lei
Imagem: Germana Chaves / GP1Promotora Myrian Lago(Imagem:Germana Chaves / GP1)Promotora Myrian Lago
No exercício de sua obrigação, sem dúvida, no final da semana passada, a promotora de Justiça da 49ª PJ, da Promotoria da Cidadania e Direitos Humanos, Myrian Lago, encaminhou para a redação de todos os Meios de Comunicação de Teresina uma recomendação com tom de ordem sobre a maneira como devem comportar os jornalistas com relação a imagem dos acusados de crimes. 

Conjunta
No documento encaminhado ao GP1, a promotora diz que se trata de uma "recomendação conjunta, assinada pelos representantes do Ministério Público Federal, por intermédio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, e do Ministério Público Estadual, por intermédio da 49ª Promotoria de Justiça, da Cidadania e Direitos Humanos".

Objetivo
Segundo o que está escrito, o objetivo da "recomendação conjunta" é a "proteção dos direitos humanos do cidadão, notadamente a preservação da imagem da pessoa, contra condutas abusivas e violadoras com repercussão na imprensa".

Olha o tom
No segundo parágrafo do documento encaminhado ao GP1, a promotora da 49ª Promotoria dá um tom de ameaça à tal "recomendação": "outrossim, requisito que no prazo de 10 dias, os órgãos responsáveis prestem informações acerca do acatamento da presente, alertando que eventual descumprimento poderá ensejar a instauração de inquérito civil e/ou ingresso de ação civil pública de obrigação de fazer, com cumulação de multa, sem prejuízo de outras medidas cabíveis à espécie".

"Considerandos"
Depois de treze "considerandos", vem a conhecida expressão "resolve" com itens de "A" a "F" que examinados termina por chamar a atenção a letra "C".

O que diz
A letra "C" diz o seguinte : "não veiculem imagens de pessoas envolvidas em fatos possivelmente criminosos, quando estiverem detidas em delegacias de Policia ou similares , salvo com autorização expressa do titular da imagem e do seu advogado ou defensor público presente na ocasião".

Controle da mídia
Interessante é o último item da "recomendação", a letra "f": "deem ampla e imediata publicidade aos itens constantes da presente recomendação conjunta com o devido e recomendável destaque". Pois é, a imprensa é livre.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.