Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

Esqueceram de garantir a segurança jurídica ao povo de Campo Maior


No dia de ontem acompanhei com espanto os acontecimentos relacionados à questão do retorno do Prefeito João Félix ao comando do Município de Campo Maior. Jamais tive notícia de tamanha esquisitice jurídica, não sou Advogado, mas sei que o que vale mais numa democracia é a vontade do povo. Pergunto: aonde o Ministro do STF, que decidiu a questão, tratou da nova eleição feita por lá em Janeiro de 2011? Se fez isso não divulgaram.

Digo aqui que se fosse a vontade do povo de Campo Maior manter o que estava no poder o certo seria ter votado na candidata do Prefeito na eleição suplementar e sabe-se que isso não aconteceu, mas tem mais, o que se viu nesse ano e meio depois da eleição foi a mudança de hábitos da administração pública municipal, num lugar onde havia inúmeros parentes, próximos e não próximos do Prefeito, aboletados na Prefeitura, não se teve mais notícia dessas práticas.

Canos de mais de 40 anos de uso foram trocados com recursos próprios. Aonde se vê um Município, com recursos próprios, trocando canos? O que se vê por aí são os Prefeitos atrás de emendas parlamentares questionáveis pra fazer serviços sanitários, as obras em grande parte param, os prefeitos depois respondem a processos e o resto todo mundo sabe o que acontece.

Há anos não se via asfalto novo em Campo Maior, além do mais quem vai por lá hoje não ouve outra reclamação constante que era o atraso nos salário dos servidores, essa reclamação não ouvi mais depois da eleição do ano passado, além disso se viram obras no município que não se via, o Município foi o que mais criou empresas no ano passado, enfim, não posso falar demais pra não dizerem depois que estou de lado A ou B, digo logo que não é essa a minha intenção.

Quero falar é da interferência anormal da Corte Suprema do País numa cidadezinha do Piauí, cidadezinha pra eles lá, porque aqui sabemos que uma das mais importantes do Estado, se o povo está satisfeito ou não é outra coisa, o certo que modificaram a vontade do povo, desconsideraram uma eleição, onde vamos parar?

Nas redes sociais ontem pipocavam comentários mais ou menos revoltados com essa, de certa forma, injustificável intervenção da Justiça, pois isso traz prejuízos aos Municípios.

Vejam que no caso dos prefeitos itinerantes é bom ressaltar que boa parte deles fez consulta ao TRE, que deu sinal verde para suas candidaturas e depois, curiosamente, cassou-se os seus mandatos, decisão confirmada pelo TSE, que mandou realizar eleições suplementares.

Falou-se em um movimento pelo não crédito na justiça do Brasil, pois os mesmos não mereceriam crédito nenhum, que não há segurança jurídica, que deram segurança jurídica pro Ex-Prefeito e esqueceram de garantia a segurança jurídica do povo de Campo Maior.

Infelizmente a impressão forte que ficou foi que juízes e ministros decidem de modo aleatório e ao sabor de pressões possivelmente nada republicanas a vida das pessoas. Nesse caso esqueceram que a base fundamental da democracia é a decisão tomada pelo povo em eleições. Parece que há fortes e escusos interesses jogando tudo contra o fortalecimento da democracia.

Espero que no meio desse turbilhão não haja prejuízos maiores a população de Campo Maior, que, ao meu ver, ficou em segundo plano em meio a todo esse jogo de interesses e isso não é bom para a democracia.

Curta a página do GP1 no facebook: //www.facebook.com/PortalGP1

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.