Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

Senador Wellington Dias diz que "uso" de helicóptero de resgate para visitar obras é normal


O senador Wellington Dias, líder do governo no senado, foi destacado para evitar que a ministra de Relações Institucionais Ideli Salvatti vá até o Senado para dar explicações sobre o uso de um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal – PRF para participar de inaugurações de obras no estado de Santa Catarina, onde é pré-candidata a senadora.

A estratégia de blindar a ministra consiste em derrubar o convite da oposição feita pelo senador Aloysio Nunes – PSDB, para que Ideli compareça à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), através de requerimento feito pelo senador Wellington para que Ideli preste esclarecimentos apenas por escrito, evitando o desgaste de ter que comparecer ao senado. 

Imagem: ReproduçãoSenadora Ideli Salvatti(Imagem:Reprodução)Ministra Ideli Salvatti

O helicóptero usado pela ministra é conveniado com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e é acionado para socorrer vítimas de trânsito. Em pelo menos três dias que a ministra usou a aeronave, houve 52 acidentes, com 73 feridos e dois mortos, nas estradas do estado.

Para o senador Aécio Neves - PSDB, a ministra deveria por iniciativa própria, prestar esclarecimentos aos senadores. “Quem não deve não teme. Ela certamente tem explicações a dar. Temos confiança que a Comissão de Ética também saberá se manifestar. O que não podemos é permitir que os pequenos desvios passem a ser regra no Brasil. Quando não há punição e reação dos instrumentos de Estado que inibam esse tipo de ação, todos se acham livres para cometer delitos”, afirmou o parlamentar. 

Na visão do procurador da República Mário Sérgio Barbosa, o fato é grave e tem que ser investigado, podendo a ministra Ideli Salvatti ser processada por improbidade administrativa.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Wellington Dias(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Wellington Dias

Ironicamente, o senador Wellington Dias disse que: O helicóptero não é uma unidade exclusiva para socorro de pacientes, mas é de uso múltiplo”.

Discordo veementemente do senador Wellington Dias, pois, qualquer veículo que sirva para socorrer pacientes, seja ele aéreo, terrestre ou aquático, tem sim que ser exclusivo para tal finalidade e não servir para fins de transporte de ministros(as).

Se a moda pega, o avião alugado pelo estado do Piauí para servir de SAMU aéreo não transportará nenhum paciente e sim as autoridades do estado. 

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.