Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

Lula contra-ataca Eduardo Campos no Espírito Santo e no Piauí


Depois de deixar clara sua função de cabo eleitoral de Dilma Rousseff na campanha à reeleição em 2014, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou seu trabalho em um campo que conhece bem: debaixo dos panos. É assim que se prepara para contra-atacar o PSB de Eduardo Campos, que rompeu com o PT para lançar o governador de Pernambuco como candidato à Presidência. Nos bastidores, Lula prepara artimanhas para isolar o partido de Campos nos estados e reforçar - onde ainda é possível - o elo com o PMDB para assegurar palanques mais consistentes para a presidente.
Imagem: SenadoLula(Imagem:Senado)Lula
O Estado do Espírito Santo é governado por Renato Casagrande, do PSB. Pré-candidato à reeleição, ele conseguiu manter unida no primeiro mandato a trinca PT/PMDB/PSB, que herdou de seu antecessor, o peemedebista Paulo Hartung. A aliança foi criada há doze anos e desenvolveu também uma boa relação com PSDB, DEM, PDT e PV - o que é capaz de tornar qualquer candidato praticamente imbatível.
Imagem: Isabela Rêgo/GP1Eduardo Campos.(Imagem:Isabela Rêgo/GP1)Eduardo Campos.
No intuito de embaralhar a disputa e enfraquecer a campanha de Campos no Estado, o ex-presidente pretende criar uma nova frente liderada por PMDB e PT. Já chamou, inclusive, Hartung para uma conversa. Cogita-se, inicialmente, uma chapa com o senador Ricardo Ferraço, do PMDB, ao governo, tendo um petista como vice. Hartung concorreria ao Senado. E o PMDB apoiaria a campanha de Dilma.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Vice-governador Zé Filho(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Vice-governador Zé Filho
No Piauí não diferente, aqui o estado é governador por Wilson Martins (PSB) que certamente vai se lançar a uma candidatura ao Senado. O Vice é do PMDB, Zé Filho, que deverá assumir o Governo em abril do próximo ano. Neste caso, na resta dúvidas, Zé Filho é candidato à reeleição.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Wellington Dias(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Wellington Dias
Para brecar e enfraquecer a candidatura de Eduardo Campos no Estado, Lula trabalha para tirar Wellington Dias de cena. Cogita-se, também, uma chapa com o Zé Filho, do PMDB, ao governo, tendo um petista como vice.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.