Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

Cooperativa oferece emprego a Zé Dirceu com salário de R$ 508,50 e vale-transporte


De Laryssa Borges, na VEJA.com:

A Cooperativa Sonho de Liberdade, composta por 80 presidiários, formalizou nesta quinta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) oferta de emprego para três condenados no escândalo do mensalão: o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares.

Nos documentos encaminhados à Corte, assinados por Jomateleno dos Santos Teixeira, a instituição avalia o perfil de cada um dos três mensaleiros e propõe salários bem longe dos 20000 reais almejados por Dirceu quando pediu para trabalhar como gerente de hotel. Para o ex-chefe da Casa Civil, o cargo oferecido é o de administrador da parte de fabricação de artefatos de concreto, com salário de 75% do mínimo – ou seja, 508,50 reais.
Imagem: ReproduçãoJosé Dirceu(Imagem:Reprodução)José Dirceu
No caso de José Genoino, cujo estado de saúde embasou pedido de prisão domiciliar, a proposta de emprego é para costurar bolas de futebol. Segundo a entidade, a atividade “não obrigará nenhum esforço físico”. A remuneração do mensaleiro seria de 5 reais por bola produzida. Na documentação apresentada ao STF, a cooperativa ressalta que suas instalações, em Brasília, são próximas a uma farmácia popular e a um posto de socorro conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Delúbio Soares também recebeu uma oferta. Ao ex-tesoureiro, que pretende trabalhar na Central Única dos Trabalhadores (CUT) por 4 500 reais mensais, a cooperativa ofereceu o cargo de assistente de marcenaria e os mesmos 508,50 reais mensais. De acordo com a entidade, apesar da experiência do mensaleiro em finanças, ele não seria “confiável” para ocupar uma função administrativa que envolvesse os recursos da entidade. “[Delúbio] não demonstrou a nosso ver nenhuma habilidade em outras funções senão a de tesoureiro do partido político local, onde se constatou não ser de confiança. Não podemos alocá-lo em um cargo administrativo com acesso às finanças da cooperativa e, por este motivo, lhe ofereceremos o cargo de assistente de marcenaria com a remuneração de 75% do salário mínimo”, diz o documento.
Imagem: Ivan PachecoJosé Genoino se entrega na sede da Polícia Federal, em São Paulo (Imagem:Ivan Pacheco)José Genoino se entrega na sede da Polícia Federal, em São Paulo
Em todos os casos, os mensaleiros receberiam vale-transporte da Penintenciária da Papuda até a cooperativa, refeição no local de trabalho e a garantia da instituição de que não seriam discriminados. “Os reeducandos não serão discriminados, já que a cooperativa é composta de 80 encarcerados, todos do regime aberto ou semiaberto, grande parte já em adiantado estágio de ressocialização, que certamente acolherão os recém-chegados sem qualquer tipo de preconceito”, diz a entidade nas ofertas de emprego enviadas nesta quinta-feira ao STF.
Imagem: ReproduçãoDelúbio Soares(Imagem:Reprodução)Delúbio Soares

Dirceu desiste de trabalho em hotel

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu desistiu nesta quinta-feira (5) de trabalhar como gerente administrativo no hotel Saint Peter, em Brasília, com salário de 20 000 reais.

Em nota, o advogado José Luis Oliveira Lima, que defende o petista, atribuiu a desistência a um “linchamento midiático” contra o mensaleiro. “[A proposta de emprego] Foi tratada por setores da imprensa como uma farsa. Essa atitude denuncia a intenção de impedir que o ex-ministro trabalhe, direito que lhe é garantido pela lei e que vale para todos os condenados em regime semiaberto”, disse o defensor.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.