Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

Tucanos descontentes em rota de colisão com Firmino Filho


Tucanos de alta plumagem não falam abertamente, mas nos bastidores confessam o clima pesado entre alguns ilustres militantes do PSDB e o prefeito de Teresina, Firmino Filho. Na última semana, em conversa reservada, uma dessas lideranças foi enfática. “Não serei hipócrita para negar que há descontentamento por parte do Sílvio (Mendes, ex-prefeito de Teresina) e alguns deputados estaduais. Diziam que ele era duro, pois o Firmino é muito mais. Em nenhum momento o prefeito nos ouviu”, reclama.

Uma das queixas que teriam levado Sílvio Mendes a rejeitar a Secretaria Municipal de Saúde foi a sua fragmentação, mantendo-se a chamada “reforma” na Fundação Municipal de Saúde e a criação da Fundação Hospitalar. Para alguns, uma forma de cortar as asas do ex-prefeito e seu grupo político.

Imagem: Brunno Suênio/GP1Firmino Filho durante convenção(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Firmino Filho durante convenção

No entanto, quando o assunto é a saída de Sílvio Mendes do PSDB para viabilizar sua candidatura ao governo ou até mesmo como vice de Welington Dias (PT), os tucanos preferem desconversar. Também silenciam quando o questionamento é sobre a aproximação entre o prefeito Firmino Filho e o PSB do governador Wilson Martins e o PMDB do vice Moraes Sousa Filho, em uma tentativa de anular o senador petista.

A composição para 2014 passa necessariamente pela disputa interna no ninho tucano à sucessão do secretário municipal de Governo, deputado Luciano Nunes. O PSDB está dividido e por isso Firmino Filho tenta manter a presidência do partido em seu bloco de apoio.

Imagem: Germana Chaves/GP1Sílvio Mendes(Imagem:Germana Chaves/GP1)Sílvio Mendes

Em 2008 o PSDB tinha 14 prefeitos e conseguiu ampliar para 17 gestores na eleição do ano passado. Se por um lado conseguiu crescer, por outro ficou aquém da meta estabelecida que era chegar ao comando em 30 municípios.

Sílvio Mendes chegou a ser anunciado como o homem certo para fortalecer o PSDB no interior. No entanto, se nenhum fato novo acontecer o partido entra rachado e continuará aguardando da janela a chance de tornar-se forte também a nível estadual.

Curta a página do GP1 no facebook: //www.facebook.com/PortalGP1


*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.