Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

TCE pode mandar prefeito devolver recursos da prefeitura de Barras para abastecer residência oficial


O blog divulgou na segunda-feira (25) que o prefeito de Barras, Edilson Capote, editou o decreto de nº 10, do dia 12 de março de 2013, onde regulamenta as despesas por meio de suprimento de fundos. O decreto determina que a prefeitura de Barras terá que pagar pelo abastecimento da residência oficial do prefeito.

O decreto, no item VI do artigo 5°, limita a R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais) as despesas “com alimentação, manutenção e conservação da residência oficial do prefeito”.

Imagem: ReproduçãoPrefeito eleito de Barras Edílson Capote(Imagem:Reprodução)Prefeito eleito de Barras Edílson Capote

O GP1 entrou em contrato com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), que explicou que o prefeito precisa seguir uma série de normas para que possa colocar a destinação desses recursos em um decreto. Além disso, é preciso que o município tenha recursos para arcar com o pagamento do abastecimento da residência oficial do prefeito, senão o prefeito poderá até devolver o dinheiro para os cofres dos municípios.

De acordo com o TCE, "este decreto regulamentando gastos com a residência oficial deve ser precedido de uma lei ordinária (aprovada pela Câmara de Vereadores) autorizando o uso desses recursos. Além disso, os gastos devem estar previstos no Orçamento do Município, que, por sua vez, precisa ter essa dotação orçamentária. Se o procedimento tiver sido este, ainda assim, é necessária a realização de licitação para a compra da alimentação e demais serviços inseridos no decreto".

Ainda segundo o Tribunal, "se, entretanto, não existe uma lei ordinária ou não está na LDO ou o município não tem esse recursos (suprimento de fundo é geralmente destinado a despesas extras mas elas não estão livres de processo licitatório), o TCE, quando da análise da prestação de contas,pode imputar débito ao gestor, se constatadas as irregularidades (ou seja, ele pode ter que devolver o dinheiro)".

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.