Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

Vereadores denunciam prefeito Lourival Bezerra ao Ministério Público Federal após reportagem do GP1


No início do mês de setembro o GP1 noticiou que a Prefeitura Municipal de Esperantina, administrada pelo prefeito Lourival Bezerra Freitas apresentou em sua prestação de contas uma nota fiscal de pagamento feito a Atalaia Turismo, referente a um passeio ao Delta do Parnaíba que teve direito a almoço, lanches e até a uma caranguejada. O pagamento no valor de R$ 2.760,00 (dois mil setecentos e sessenta reais) foi feito através da Secretaria Municipal de Saúde e pago com recursos do Fundo Municipal de Saúde.

Os vereadores de Esperantina, Marquinhos Geronço (PRB), Zé Cláudio da Borracharia (PSB) e Zé Germano (PT) denunciaram o prefeito Lourival Bezerra Freitas (PSDB) e a ex-secretária municipal de Saúde Eliane Bezerra Freitas ao Ministério Público Federal por terem gasto dinheiro do SUS – Atenção Básica com passeio ao Delta do Parnaíba com direito a caranguejada, premiando 40 alunos da Rede Municipal de Educação e agentes comunitários de Saúde. A denúncia teve por base reportagem publicada no GP1 nos dias 02 e 03 de setembro de 2013 e foi instruída com fotos, recibo, nota fiscal e empenho.

Imagem: ReproduçãoVereadores que fizeram a denúncia(Imagem:Reprodução)Vereadores Zé Germano, Marquinhos Geronço e Zé Cláudio da Borracharia

A denúncia foi protocolada no dia 12 de setembro e pede “a abertura de Procedimento visando a investigação e se for o caso, o ajuizamento das ações visando a devolução e punição dos responsáveis”.

Imagem: Reprodução / GP1Documento do Ministério Público (Imagem:Reprodução / GP1)Denúncia feita ao Ministério Público

Outro lado

A Prefeitura Municipal de Esperantina, através da Secretaria Municipal de Saúde, enviou ao  GP1 direito de resposta afirmando que o passeio foi uma premiação aos Agentes de Endemias do município e 40 alunos e professores da Unidade Escolar Umbelino Rebelo, em virtude da Escola ter sido campeão da I Gincana Intercolegial de Combate a Dengue que foi realizada no município nos meses de março e abril deste ano, mas em nenhum momento nega que o dinheiro da saúde teria sido usado no passeio ao Delta do Parnaíba que teve direito a caranguejada.

Veja o direito de resposta na íntegra:

A Prefeitura Municipal de Esperantina, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem esclarecer aos vereadores da oposição Marquinhos Geronço (PRB), Zé Cláudio da Borracharia (PSB) e Zé Germano (PT)que a matéria veiculada no Blog Herbert Sousa do Portal GP1, afirmando que o dinheiro da saúde teria sido utilizado para passeio no Delta do Parnaíba e com direito a caranguejada.

O fato é que no dia 30 de maio desse corrente ano, a Secretaria Municipal de Saúde de Esperantina premiou os Agentes de Endemias do município e 40 alunos e professores da Unidade Escolar Umbelino Rebelo, com um passeio turístico para o Delta do Parnaíba, em virtude da Escola ter sido campeão da I Gincana Intercolegial de Combate a Dengue que foi realizada no município nos meses de março e abril deste ano.

A atividade foi realizada objetivando conscientizar a classe estudantil e alertar a população sobre a importância de eliminar os focos do mosquito transmissor da Dengue.

Portanto, não se trata de uso indevido do dinheiro público e sim de uma premiação da Secretaria de Saúde para os alunos e alguns profissionais da saúde que se empenharam para eliminar os focos do mosquito transmissor da dengue em Esperantina, cumprindo assim o estabelecido no projeto elaborado pela Secretaria de Saúde.

Após a realização dessa atividade, houve uma redução significativa de casos de dengue no município de Esperantina. De acordo com o Setor de Endemias, a I Gincana Intercolegial de Combate a Dengue serviu para conscientizar uma boa parcela da população e a classe estudantil sobre a importância de eliminar os focos do mosquito transmissor.


Ascom Saúde


Veja abaixo o empenho para o pagamento do serviço:


Imagem: ReproduçãoEmpenho (Imagem:Reprodução)Empenho


*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.