Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

Mais três ministros do governo Dilma são envolvidos em escândalo da Petrobrás


O líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR) ingressará, nesta segunda-feira (31), com representação na Comissão de Ética Pública contra os ministros, Guido Mantega (Fazenda), Miriam Belchior (Planejamento) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais) por terem recebido convites da Petrobras para acompanhar o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, em novembro passado.

Na representação, o parlamentar pede que a comissão investigue os ministros com base no Código de Conduta da Alta Administração Federal, que, dentre outros, proíbe que autoridades de alto escalão recebam presentes com valores superiores a R$ 100.
Imagem: DivulgaçãoDilma Rousseff e Lula(Imagem:Divulgação)Dilma Rousseff e Lula
De acordo com matéria publicada na edição desta sexta-feira (28) do jornal “O Estado de S. Paulo”, a Petrobras teria fornecido convites VIP para o GP Brasil de Fórmula 1 a dois filhos de Mantega, à irmã e à sobrinha de Belchior e também ao marido de Ideli Salvatti. Também teriam sido agraciados com os “mimos” da empresa petrolífera o genro da presidente da República, Dilma Rousseff, bem como parlamentares da base aliada e seus familiares, autoridades cuja conduta escapa à competência desta Comissão de Ética.

Ainda de acordo com o Estadão cada ingresso custa em torno de R$ 10 mil, sem contar as despesas com o traslado e hospedagem. Para Rubens Bueno, a postura nada republicana por parte de autoridades tornou-se prática comum no governo do PT.

“Esse pessoal não tem o menor pudor em transgredir o código de conduta pública. Eles infringem porque acham que vão ficar impunes Não têm o menor respeito com o dinheiro do povo. Esses casos precisam se estancados para o bem do país. Esse é o objetivo de nossa representação na Comissão de Ética”, afirmou Bueno.

Além da representação, o líder do PPS ingressará, também na segunda-feira, na Mesa Diretora da Câmara com requerimento de informações dirigido ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. A Petrobrás é subordinada à pasta.

No documento, Rubens Bueno pedirá à presidente da empresa, Maria das Graças Foster, que informe os nomes das pessoas que receberam o tal convite VIP, além de disponibilizar os valores gastos pela petroleira as despesas de viagem e hospedagem dos convidados.

“Queremos também saber do ministro Edison Lobão como ele analisa este tipo de agrado a autoridades do alto escalão. Isso é normal?”, afirmou o parlamentar.

Estadão.com.br

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.