Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

Supermercados Walmart é condenado a pagar indenização por chamar cliente de "negro ladrão"


O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que a rede de supermercados Walmart pague uma indenização de vinte mil reais por danos morais a um cliente que foi acusado de furto e vítima de racismo dentro da loja em Carapicuíba, Grande São Paulo, em novembro de 2009
.
Segundo a ação, a vitima foi acusada pela segurança do Walmart de furtar um pacote de leite, além de ser chamado de "negro ladrão".
Imagem: ReproduçãoRede de Supermercados Walmart(Imagem:Reprodução)Rede de Supermercados Walmart

Para o relator do recurso, desembargador Milton Paulo de Carvalho Filho, ficou comprovado que o autor foi abordado de maneira ofensiva com referências diretas a sua cor. "Evidentemente que ser acusado, na presença de várias pessoas, da prática de um crime, e ainda ser inferiorizado em virtude de ser afrodescendente é situação capaz de causar profunda humilhação, sofrimento psicológico e, por que não dizer, sentimento de revolta", diz trecho do texto do desembargador.

Em nota, o Walmart disse que "repudia veementemente qualquer ato de desrespeito e discriminação", mas por se tratar de uma ação judicial não pode ser pronunciar sobre o caso.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.