Colunista Herbert Sousa
GP1

Vladimir Putin: internet é um "projeto da CIA"


O Globo:

Imagem: ALEXEI NIKOLSKY / AFPClique para ampliarVladimir Putin criticou o Yandex, serviço de buscas maior que o Google na Rússia  (Imagem:ALEXEI NIKOLSKY / AFP)Vladimir Putin criticou o Yandex, serviço de buscas maior que o Google na Rússia
Em discurso nesta quinta-feira, o presidente russo, Vladimir Putin, classificou a internet como um “projeto da CIA” e afirmou que o país deve “lutar pelos seus interesses” no mundo virtual, informa a AP. O Kremlin vem tentando aumentar o controle estatal na rede mundial de computadores, usada por ativistas da oposição para promover ideias e organizar protestos.

Esta semana, o parlamento aprovou lei que exige que sites de redes sociais que atuem no país guardem dados dos usuários por pelo menos seis meses, em servidores instalados em território russo. Além disso, investidores ligados ao presidente assumiram controle total do VKontakte, conhecido como o “Facebook russo”.

Durante um fórum de mídia em São Petersburgo, um blogueiro reclamou ao presidente que sites estrangeiros e o Yandex, serviço de buscas que na Rússia é maior que o Google, estão armazenando informações em servidores estrangeiros, o que pode ser afetar a segurança do país.

Como resposta, Putin mencionou pressões exercidas contra o Yandex nos últimos anos, sem entrar em detalhes, além de criticar o fato de a empresa ser registrada na Holanda, “não apenas por questões fiscais, mas por outras considerações também”.

Em comunicado, o Yandex afirmou que a companhia foi registrada na Holanda “apenas por questões específicas à legislação corporativa”, não por causa dos baixos impostos e ressaltou que o negócio central está baseado na Rússia, onde a empresa “paga todas as taxas impostas”. Em reação às “pressões” citadas por Putin, a companhia afirmou que recebeu investimentos de fundos estrangeiros, “prática comum para qualquer start-up on-line em qualquer país do mundo”.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2021 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.