Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

Para Rui Falcão, prioridade do PT é vencer na região Sudeste


O GLOBO ONLINE:

Imagem: Marcos Alves/ Agência O GloboClique para ampliarFalcão discursa no 14º Encontro Nacional do PT em São Paulo(Imagem:Marcos Alves/ Agência O Globo)Falcão discursa no 14º Encontro Nacional do PT em São Paulo
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, declarou que a prioridade do partido é vencer as eleições estaduais nos estados do Sudeste onde há mais poder econômico, mais deputados e “há mais mídia operando contra o partido”. A afirmação foi feita durante encontro de delegados do partido em Manaus neste sábado, 17.

— Eu quero ganhar em Minas, Rio e São Paulo, mas se ganhar em um destes estados já faz muita diferença, porque uma vitória lá (no Sudeste) pode mudar a correlação de forças (políticas) — afirmou Falcão. O presidente nacional do PT disse ainda que o partido terá candidatos próprios ao governo em 12 ou 14 estados.

Sobre os protestos contra a Copa do Mundo, Falcão defendeu a realização do evento ao dizer que o país investiu, desde 2007, R$ 18 bilhões em obras relacionadas a Copa e , segundo ele, neste mesmo período, os investimentos em saúde e educação ultrapassaram R$ 800 bilhões:

— Ninguém tá tirando dinheiro da saúde e educação para colocar nas Arenas, mas não se faz copa sem estádio, assim como não se faz país sem saúde e educação — afirmou. Em outro momento do discurso, Falcão ainda criticou indiretamente o PSB por querer mudar o programa do partido.

— É como se o PT quisesse mudar o nosso programa de 1980, deixando de lado a questão do socialismo. Nós sabemos que não vamos fazer o socialismo, mas temos o nosso programa como um documento histórico, para dizer que queremos um outro tipo de sociedade para o Brasil — disse.

Presente no encontro em Manaus, o presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas de Moraes, fez um discurso com críticas à imprensa. “Esta mídia sob o comando do capital não nos suporta. Eles não suportam saber que nós, o PT, os partidos aliados e a classe trabalhadora conseguem ser melhor que eles. Fazer um governo muito melhor. E eles, a direita, precisam nos derrubar de qualquer jeito, por isto, esta será uma campanha sorrateira, uma campanha sórdida, de mentiras e de calúnias”, disparou Moraes sob aplausos dos militantes do Amazonas.

Apoio

No encontro, o PT decidiu apoiar o pré-candidato ao governo do Amazonas, o líder do governo no Congresso, senador Eduardo Braga (PMDB-AM). Após a decisão pelo apoio a Braga, o presidente nacional da legenda pediu união do partido na aliança com o PMDB no Amazonas.

— Não se trata de um apoio incondicional, mas está vinculado ao apoio a candidatura da presidente Dilma Rousseff e que Braga adote políticas públicas sintonizadas com as políticas que o PT está fazendo nacionalmente. Também que o governo não será tolerante com a corrupção e com a falta de transparência — afirmou Rui Falcão.

Ao final do evento, Eduardo Braga concedeu entrevista e afirmou que ainda não discutiu com o PT sobre uma vaga para o cargo de vice-governador.

— Tudo que decidimos é que o PT comporá a chapa majoritária. Nós não estamos impedindo nem restringindo, ao contrário, estamos indo não em torno de nome, mas em torno de projeto. O PT defende um projeto a nível nacional que eu represento no Senado, que o PMDB apoia na Câmara, na Assembleia (Legislativa do Estado), o que estamos fazendo é uma demonstração firme de coerência — disse o senador.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.