Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

Instituto Amostragem induz a erro juiz auxiliar da propaganda eleitoral


O GP1 publicou na manhã desta quarta-feira (20) matéria sobre pesquisa do Instituto Amostragem que deve ser divulgada nesta quinta-feira (21). Segundo reportagem, a pesquisa induz o entrevistado a escolher o candidato ao senado Elmano Férrer (PTB).

A assessoria jurídica da coligação "Piauí no Coração", encabeçada pelo governador e candidato à reeleição Zé Filho ingressou com mandado de segurança no Tribunal Regional Eleitoral, pedindo a suspensão de pesquisa.

O Juiz Auxiliar da Propaganda Eleitoral Sebastião Firmino Lima Filho, indeferiu o pedido de liminar para a suspensão da divulgação da pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PI-00087/2014.

Comento


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarJuiz auxiliar da propaganda Sebastião Firmino Lima Filho(Imagem:Reprodução)Juiz auxiliar da propaganda Sebastião Firmino Lima Filho
A astúcia daqueles que elaboraram o questionário aplicado pelo Instituto Amostragem em pesquisa para os cargos de governador e senador contratada pelo Sistema Meio Norte de Comunicação, com previsão de divulgação, nesta quinta-feira (21), foi tão eficiente que induziram a erro até mesmo o diligente juiz auxiliar da propaganda eleitoral Sebastião Firmino Lima Filho, sempre criterioso em suas decisões, que indeferiu a concessão de medida liminar que pedia a suspensão da divulgação dos resultados.

Senão vejamos, o juiz na decisão que indeferiu o pedido afirma: “Quanto a alegação da associação do candidato Elmano Férrer às imagens do ex-presidente Lula, da presidente Dilma e do senador Wellington Dias, candidato a governador por sua coligação, como fator de desequilíbrio diante do candidato representante, não verifico vedação legal que restrinja tal vinculação, tendo sido inclusive, adotada correspondência também na pergunta seguinte, item 10 do questionário da pesquisa, referente ao candidato representante, quando o relacionou ao candidato da sua coligação em nível nacional, Aécio Neves”.

É importante ressaltar que o partido de Wilson Martins, PSB, não está coligado em nível nacional com o PSDB de Aécio Neves. Portanto, o candidato a presidente da República que apoia Wilson Martins não é Aécio Neves, como está na pergunta do questionário do Instituto Amostragem e sim Marina Silva, candidata do PSB à presidência da República.

Já o PTB, partido pelo qual Elmano é candidato, é coligado com o PSDB em nível nacional e apoia Aécio Neves. Por esta lógica se poderia afirmar que Aécio também apóia Elmano.

Em síntese, se o Instituto Amostragem induziu a erro o sempre atento juiz Sebastião Firmino Lima Filho, imagine o eleitor comum entrevistado e ludibriado pelo questionário e pelos pesquisadores?!.

Confira abaixo o questionário

Imagem: Reprodução/GP1Pesquisa do Instituto Amostragem induz eleitor a votar em Elmano para o Senado Federal(Imagem:Reprodução/GP1)Pesquisa do Instituto Amostragem induz eleitor a votar em Elmano para o Senado Federal

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.