Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

TCE suspende contrato de empresa para fazer empréstimos consignados no Estado do Piauí


Estão suspensos os empréstimos consignados para servidores públicos do Estado. O blog apurou que tem muito mais por trás dessa decisão.

O Conselheiro Substituto, Alisson Felipe de Araújo do TCE/PI, entendeu que a contratação de uma empresa privada, a Gestão de Negócios Públicos e Privados LTDA - GENPP, por convênio, sem licitação, ainda no governo Zé Filho se deu de forma ilegal, uma vez que a ATI - Agência de Tecnologia do Estado do Piauí - já detinha sistema criado pelos próprios técnicos efetivos do Estado que fazia a mesma coisa do sistema da empresa contratada.

Disse o Conselheiro, em decisão publicada no Diário Oficial do TCE no dia 26/01/2015, que a contratação era desnecessária e feria os princípios que regem a Administração Pública.

A blog apurou que este mesmo contrato havia sido alvo de denúncia pelo Deputado Merlong Solano, ainda no período ainda da transição, mas somente agora, com a informação da ATI a suspensão do contrato fora determinada.

Decisão do TCE e novo modelo

O blog apurou que por causa da decisão firme do TCE, a orientação que parte da Secretaria de Administração é prestar o serviço para os servidores através do sistema desenvolvido pelo próprio Estado.

Apurou-se também que o sistema da própria ATI poderá ofertar o cartão consignado, uma forma de ampliar os empréstimos para os servidores, com taxas de juros mais atraentes, sem qualquer restrição de mercado, pelo menos essa seria a ideia dos técnicos bem intencionados.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.