Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

Governador Flávio Dino autoriza funcionamento da "maternidade da morte"


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/MA), no último dia 31 de julho, deu aval ao pleno funcionamento da Maternidade Carmosina Coutinho em Caxias, conhecida como ‘Maternidade da Morte’. Em 2014 morreram nessa maternidade quase 200 bebês, o que foi considerada uma tragédia de repercussão nacional. Outras 20 crianças nascidas na maternidade ficaram com deficiência visual definitiva.

A habilitação da Maternidade Carmosina Coutinho foi concedida por meio da Resolução Nº 45/2015, publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 18.
Imagem: ReproduçãoGovernador Flávio Dino(Imagem:Reprodução)Governador Flávio Dino
Em ofício encaminhado à CIB/MA, que tem a SES como instância máxima e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMS/MA), o secretário municipal de Saúde de Caxias, Domingos Vinícius Araújo Santos, solicitou habilitação para funcionamento do Serviço de Referência em Gestação de Alto Risco na Maternidade Carmosina Coutinho, apesar do histórico recente de quase duas centenas de mortes.

O gestor argumentou que a unidade de saúde tem garantia de suporte para o funcionamento de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto no Hospital Geral de Caxias.
Imagem: ReproduçãoMaternidade Carmosina Coutinho(Imagem:Reprodução)Maternidade Carmosina Coutinho
Com base na legislação que regulamenta o Serviço de Referência em Gestação de Alto Risco, a CIB/MA emitiu a devida autorização, após Domingos Santos ter assumido as responsabilidades legais por todas as informações prestadas.

A resolução é assinada pelo secretário de Estado de Saúde, Marcos Antônio Barbosa Pacheco, e pelo presidente do COSEMS/MA, que, por coincidência ou não, vem a ser o próprio secretário Domingos Vinícius de Araújo Santos.

Imirante.com

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.