Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

Academia Piauiense de Letras completa 100 anos de fundação


Uma das instituições mais antigas do Estado, a Academia Piauiense de Letras comemora seus 100 anos de fundação neste sábado (30). Ao longo do mês de janeiro, haverá uma programação com diversos eventos para marcar as festividades.

A APL foi fundada em 30 de dezembro de 1917 por 10 intelectuais, liderados pelo jovem Lucídio Freitas. Também fizeram parte seu pai, Clodoaldo Freitas, e Higino Cunha, num processo de tentativa de modernização da cultura piauiense, a partir das ideias da Faculdade de Direito de Recife, das ideias do Darwinianismo, de Spencer, do positivismo de Augusto Comte e forte posição anti-clerical. Depois de quase 20 anos sob o comando de Higino Cunha, a academia passou por um processo de renovação, com Álvaro Ferreira. Em seguida, assumiu a presidência o poeta Martins Napoleão. Durante a presidência de A. Titto Filho, a Revista da Academia, que completará 100 anos também em 2018, teve suas publicações retomadas.

O presidente reeleito da instituição é o advogado Nelson Nery Costa.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.