Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

Edvaldo Moura diz que se julgou suspeito para preservar interesses da Justiça


O desembargador Edvaldo Moura, do Tribunal de Justiça do Piauí, enviou direito de resposta quanto a nota: “Edvaldo Moura se declara suspeito em ação depois de conceder liminar”.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Edvaldo Moura Edvaldo Moura

Explica o desembargador, que a decisão de se julgar suspeito foi tomada somente agora em razão de fatos supervenientes a decisão anterior. Ressalta que sua decisão visa, tão somente, “preservar os interesses da Justiça”.

Confira a nota na integra:

Senhor Jornalista HERBERT SOUSA,

Em atenção à notícia veiculada por esse conceituado Portal, na data de hoje, 03/05/2018, intitulada "Edvaldo Moura se declara suspeito em ação, depois de conceder liminar", venho prestar-lhe as seguintes informações:

Diga-se, desde logo, que o Habeas Corpus 2018.0001.001303-5 foi impetrado em fevereiro de 2018, buscando o trancamento imediato da Ação Penal movida contra os pacientes, que alegavam que as condutas praticadas por eles não constituiam crimes.

De forma cautelar e fundamentada, em fevereiro, entendi, apenas, por suspender o andamento da referida ação penal, resguardando a apreciação do pedido de trancamento para o órgão colegiado deste Tribunal, depois da apresentação das informações pelo magistrado a quo e com a manifestação do Ministério Público.

Ocorre que fatos recentes, portanto, supervenientes àquela decisão, que não cabem aqui ser declinados, mesmo porque íntimos, poderiam colocar, em dúvida, a minha isenção para apreciar o referido Habeas Corpus, motivo pelo qual entendi que seria melhor me afastar, completamente, de tal procedimento.

Desta forma, agora em maio de 2018, declarei-me suspeito para atuar nos referidos autos, determinando, ato contínuo, sua imediata redistribuição a outro Desembargador, que poderá livremente tomar a decisão que entender cabível para o caso, inclusive revogando a decisão outrora proferida por mim.

Ressalto que esta última decisão, reconhecendo minha suspeição, foi tomada somente agora em maio, por conta de fatos supervenientes à decisão anterior, sempre visando à preservação da higidez do Poder Judiciário, de minha própria reputação, construída ao longo de 41 anos de atividade jurisdicional.

A decisão que tomei, julgando-me suspeito, merece ser elogiada, porque ela não visa outra coisa senão, preservar os interesses da Justiça a que sirvo, com desprendimento e responsabilidade.

Acreditando ter esclarecido suficientemente o caso, aproveito a oportunidade para renovar meus protestos de estima e consideração a esse digno jornalista.

Teresina - PI, 3 de maio de 2018.

Des. EDVALDO PEREIRA DE MOURA

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.