Fechar
Blog Opinião
GP1
Imagem: vozzClique para ampliarJesus Rodrigues candidato a deputado federal pelo PT(Imagem:vozz)Jesus Rodrigues candidato a deputado federal pelo PT
Em campanha pelo interior do Piauí, como candidato a deputado federal pelo PT, o ex-diretor-geral do Detran, Jesus Rodrigues, liga para dar esclarecimentos sobre questionamentos feitos na coluna de ontem. Em resumo, perguntou-se como falta dinheiro para o órgão pagar seus credores se a receita não diminuiu. Ao contrário, a arrecadação deve ter é crescido, acompanhando o aumento expressivo da frota de carros e motos e do número de novos motoristas. Não se justifica, pois que o Detran interrompa o serviço de expedição de carteira de motorista, por exemplo, porque o pagamento da empresa contratada para isso está atrasado.

O ex-diretor Jesus Rodrigues informou que a arrecadação do Detran é feita toda ela através do sistema bancário, caindo na conta única do Estado. Conforme sua explicação, o Detran não tem autonomia para fazer pagamento. A competência para tal é da Secretaria de Fazenda. É ela que define quem deve ser pago e quando.

"Até as diárias são pagas pela Secretaria de Fazenda. A decisão política de pagar é da Fazenda. O Estado define as prioridades e, em determinados momentos, pode entender que é mais importante pagar remédio, por exemplo, do que carteira de habilitação", observou.
Jesus Rodrigues disse que, em sua gestão, havia alguns débitos, um dos quais com a empresa Ice Card, responsável pela expedição de carteiras. Mas essa dívida, segundo ele, era em torno de R$ 1 milhão. Quatro meses depois, o débito está em R$ 4,6 milhões. Jesus Rodrigues especula que a atual gestão do Detran deve estar perdendo força e prestígio junto à Sefaz.

O fato é que a empresa Ice Card, cansada de esperar um pagamento que não saiu, suspendeu ontem a expedição de carteiras de habilitação, por tempo indeterminado. Milhares de pessoas que já pagaram a taxa para aquisição do documento ficaram na mão, à espera de uma solução. Não bastasse a enervante burocracia, o motorista em processo de aquisição ou de renovação de sua carteira de habilitação ainda tem que enfrentar mais esta.

*Zózimo Tavares é editor-chefe do Diário do Povo

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.