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Google e Fiat vão fotografar ruas de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro

O registro das imagens começará nas regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

O site de buscas na internet Google e a montadora Fiat anunciaram hoje uma parceria para trazer ao Brasil o Street View, serviço que oferece a possibilidade de visualizar na internet a imagem real das ruas nas grandes cidades, do ponto de vista de uma pessoa no solo. O registro das imagens começará nas regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

O trabalho será realizado por 30 veículos Fiat Stilo fornecidos pela montadora, que percorrerão um total de 1 milhão de quilômetros de vias urbanas nos municípios. Os automóveis foram adaptados por engenheiros das duas companhias para acomodar as máquinas fotográficas, que irão capturar uma série de imagens em 360 graus no eixo horizontal e 290 graus no eixo vertical. Lançado em 2007, o Street View já está disponível em aproximadamente 150 cidades no mundo, como Nova York e Londres.

Segundo o diretor geral da unidade brasileira do Google, Alex Dias, o País é o primeiro em que foi fechada uma parceria com uma montadora de veículos para fotografar as ruas. "Para aprovar a associação, precisei apresentá-la a um comitê da empresa formado por Larry Page e Sergey Brin (fundadores do Google), e ambos mostraram-se muito entusiasmados com a ideia", lembrou, durante entrevista à imprensa para apresentar o serviço. Para o presidente da Fiat na América Latina, Cledorvino Belini, a parceria com o Google reforça a história de inovação da empresa no País. "Mobilidade é o nosso negócio", destacou.

O Street View é acoplado ao serviço de mapas (Google Maps) do Google e permite uma espécie de visita virtual ao endereço desejado como complemento à visualização do mapa da região. Ainda não há prazo estabelecido para colocar no ar as imagens, que começam a ser coletadas nesta semana. "O processo leva tempo, pois todas as fotos precisam ser processadas a fim de preservar a privacidade", diz o gerente de produtos do Google, Marcelo Quintela, ao explicar que as placas de carro e os rostos das pessoas que aparecem nas imagens são sempre desfocados para evitar a identificação.

Ao todo, o processo de implementação do serviço levou aproximadamente um ano, incluindo as negociações entre Google e Fiat e contatos com autoridades governamentais. A intenção da empresa de internet é colocar no site 100% das ruas das cidades. Questionado sobre como seria a captura de imagens em locais com altos índices de criminalidade, Quintela afirmou que a empresa pretende realizar o trabalho em sintonia com os órgãos públicos. As empresas não informam os valores investidos no projeto. Os dados sobre acessos ao site também não foram divulgados, mas Quintela afirma que o Brasil está hoje entre os dez principais países que usam o serviço Google Maps.
 

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