Fechar
GP1

Brasil

Grupo articula criar indulto a multas da Lei do Farol Baixo

Um projeto já está pronto e será protocolado pela deputada Soraya Santos (PMDB-RJ) nesta segunda-feira (22).

As multas aplicadas pela Lei do Farol Baixo, que entrou em vigor no dia 08 de julho, podem ser perdoadas por um grupo do Congresso, que aprovou a nova medida em abril deste ano. O descumprimento da lei é considerada infração média, com aplicação da multa de R$ 58,13 e 4 pontos na carteira.

Um grupo de parlamentares se articula para aprovar a anistia. Um projeto já está pronto e será protocolado pela deputada Soraya Santos (PMDB-RJ) nesta segunda-feira (22) . A justificativa dos parlamentares é que os motoristas precisam de mais tempo para se habituar à regra que os obriga a acionar a luz baixa em rodovias federais durante o dia. De acordo com informações do Estadão, em um mês, foram aplicados R$ 10,5 milhões em multas.

  • Foto: DivulgaçãoLei do farol baixoLei do farol baixo

O grupo que defende a anistia já procurou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para pedir urgência na votação do projeto. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o número de mortes no trânsito durante o dia diminuiu 56% em relação ao mesmo período do ano passado, depois que foi aprovada a nova lei.

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o farol baixo ajuda os motoristas a identificar outros veículos em direção contrária da via e no primeiro mês de vigência da lei, a PRF registrou 117 colisões frontais durante o dia em estradas de pista simples, número 36% menor que os 183 acidentes similares no mesmo período do ano passado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.