Fechar
GP1

Brasil

Justiça manda Governo Federal publicar lista do trabalho escravo

O Governo Federal tem até 30 dias para divulgar a lista.

  • Foto: ReproduçãoPEC do Trabalho Escravo é aprovado no Senado

Na última segunda-feira (30), o juiz Rubens Curado Silveira, da 11ª Vara do Trabalho de Brasília decidiu manter a liminar que obriga o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, e a União a fazerem a publicação em até 30 dias da lista de empregadores que foram flagrados com mão de obra análoga a de trabalho escravo, conhecido como ‘lista suja’. De acordo com o Estadão, esta é a segunda vez que o magistrado determina ao governo para retomar a lista.

A “lista suja” foi criada em 2003 pelo Governo Federal e é considerada pela ONU uma dos principais ferramentas de combate ao trabalho escravo no país. Em dezembro de 2014, a divulgação da lista foi suspensa pelo ministro Ricardo Lewandowski, atendendo a um pedido liminar de uma associação de incorporadoras imobiliárias que questionava a constitucionalidade do índex.

Agora, devido a uma ação civil do Ministério Público do Trabalho, a Justiça em Brasília voltou a determinar que o Ministério do Trabalho e a União publiquem a lista.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.