Fechar
GP1

Brasil

PF prende filho do presidente da Assembleia Legislativa do Rio

Polícia Federal cumpre mandados em desdobramento da Operação Lava Jato.

A Polícia Federal (PF) está nas ruas nesta terça-feira (14), para cumprir mandados judiciais em desdobramento da Operação Lava Jato. O deputado Jorge Picciani (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), chegou no Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio de Janeiro, por volta das 8h (horário de Brasília) e foi levado para prestar depoimento na sede da PF.

A operação, batizada como Cadeia Velha, também prendeu, no início desta manhã, Felipe Picciani, filho do deputado. O presidente da Alerj é suspeito de receber propina da caixinha da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor). A informação chegou ao Ministério Público Federal com a delação premiada do doleiro Álvaro José Novis.

De acordo com informações do G1, a PF também cumpre mandados de busca e apreensão em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Um dos alvos é uma fazenda que pertence à família de Picciani. Os agentes também estão nas ruas para cumprir mandados de prisão contra Jacob Barata Filho e Lélis Teixeira, ex-presidente da Fetranspor.

  • Foto: Fábio Motta/Estadão ConteúdoJorge PiccianiJorge Picciani

A investigação, segundo o Ministério Público Federal, apura o uso da presidência e outros postos da Alerj para a prática de corrupção, associação criminosa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. A investigação durou seis meses e contou com quebras de sigilo bancário, telefônico e telemático, acordos de leniência e de colaboração premiada, além de provas obtidas a partir das Operações Calicute, Eficiência, Descontrole, Quinto do Ouro e Ponto Final.

A Operação Cadeia Velha, uma referência ao prédio histórico da Alerj, é um desdobramento da Lava Jato no Rio e foi desencadeada a partir da Operação Ponto Final, que investiga desvios de verba no transporte público do estado e que contava com a atuação de políticos do estado.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.