Fechar
GP1

Brasil

PF deflagra Operação Leviatã sobre investigações em Belo Monte

A Polícia Federal investiga pagamentos de 1% de propina a dois partidos políticos (PT e PMDB) sobre as obras da hidrelétrica por empresas que participavam do consórcio.

Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (16) pela Polícia Federal (PF), a Operação Leviatã, um desdobramento da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), para cumprir seis mandados de busca e apreensão expedidos pelo ministro do STF, Edson Fachin.

As investigações começaram a partir de provas obtidas na Lava Jato e foi descoberto que houve desvios e pagamentos nas obras da Hidrelétrica de Belo Monte. O ex-senador do Pará, Luiz Otávio e filho do senador Edison Lobão (PMDB-MA), Márcio Lobão estão entre os alvos da operação. De acordo com a Veja, a Polícia Federal investiga pagamentos de 1% de propina a dois partidos políticos (PT e PMDB) sobre as obras da hidrelétrica por empresas que participavam do consórcio.

  • Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoPF deflagra Operação LeviatãPF deflagra Operação Leviatã

Todos os investigados da operação deverão responder pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Os mandados estão sendo cumpridos no Rio, Belém e Brasília, nas residências dos investigados e escritórios de trabalho.

O nome da operação faz uma referência a obra “O Leviatã”, do filósofo político Thomas Hobbes, segundo a PF. Nesta obra, ele afirma que o “homem é o lobo do homem”, comparando o Estado a um ser humano artificial criado para sua própria defesa e proteção, pois, se continuasse vivendo em estado de natureza, guiado apenas por seus instintos, não alcançaria a paz social.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.