Fechar
GP1

Brasil

Eduardo Cunha é interrogado pela 1ª vez por Sérgio Moro

O depoimento está marcado para acontecer as 15 horas.

Na tarde desta terça-feira (7), o ex-presidente da Câmara e deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) será interrogado pela primeira vez pelo juiz federal Sérgio Moro. Moro é responsável pelas ações da Operação Lava Jato na primeira instância, em Curitiba.

Eduardo Cunha está preso desde 19 de outubro e é acusado de ter recebido propina em um contrato da Petrobras para exploração de petróleo no Benin, na África e também de ter usado contas na Suíça para lavar dinheiro sujo.

De acordo com a Veja, o deputado teria recebido 1,3 milhão de francos suíços, algo em torno de 1,5 milhão de dólares. Jorge Zelada, ex-diretor da Área Internacional da Petrobras seria mediador do acerto dos valores. Nesse processo, Eduardo Cunha é acusado pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de fraudulenta de divisas.

  • Foto: Dirceu Portugal/Estadão ConteúdoEduardo Cunha Eduardo Cunha

Essa não é a primeira que o juiz e o pemedebista ficarão frente a frente. Cunha já esteve presente em todas as audiências com as testemunhas de acusação e defesa. Após a oitiva do réu, a ação entra na fase final de exposição das alegações finais da procuradoria e da defesa.

Eduardo Cunha ainda é réu em outras duas ações penais, uma acusação por suposto recebimento de 5 milhões de dólares em propina por contratos de afretamento de navios-sonda da Samsung pela Petrobras, que está tramitando no Tribunal Regional Federal da 2ª Região, no Rio de Janeiro. E outra que corre na Justiça Federal do Distrito Federal em que responde por desvios para a liberação de recursos do Fundo de Investimentos do FGTS (FI-FGTS), da Caixa Econômica Federal.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.