Fechar
GP1

Brasil

Defesa de Lula recorre à Justiça para reaver passaporte

Juíz de Brasília determinou apreensão do documento e apontou risco de duga do ex-presidente após condenação em outro processo.

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou nesta sexta-feira (26), ter recorrido ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) para obter de volta o passaporte do petista e a permissão para deixar o Brasil.

De acordo com informações do G1, o habeas corpus é dirigido à segunda instância da Justiça Federal em Brasília e busca derrubar a decisão do juiz Ricardo Leite, que proibiu Lula de deixar o país e determinou a apreensão de seu passaporte.

Ricardo Leite aponta em sua decisão o risco de fuga e asilo político de Lula no exterior após decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, na última quarta-feira (24), que manteve a condenação dele por corrupção e lavagem de dinheiro no caso tríplex.

  • Foto: Henrique Barreto/Futura Press/Estadão ConteúdoO ex-presidente Lula participa do ato em sua defesa na Praça da RepúblicaO ex-presidente Lula participa do ato em sua defesa na Praça da República

Na ação ao TRF-1, os advogados dizem que a decisão feriu o direito de ir e vir de Lula e que ele não pretende se fixar em outro país porque quer lançar-se candidato a presidência do Brasil. “O paciente já demonstrou suficientemente ter laços fortíssimos com o país, ter cooperado nas ações penais que tramitam em seu desfavor – jamais negando-se a comparecer a qualquer ato quando intimado –, e não haver qualquer perigo de cometimento de prática criminosa”, afirmou a defesa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.