Fechar
GP1

Brasil

Servidor do TJ-DF é denunciado por receber como vereador no Piauí

A ação foi ajuizada pela promotora Gilvânia Alves Viana, da Promotoria de Justiça de Parnaguá no dia 26 de setembro de 2018. 

Acusado de ter recebido os proventos de vereador do Município de Riacho Frio, mesmo licenciado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios - TJDFT para atividade política, o ex-vereador Cleuber Castro de Souza foi denunciado à Justiça em ação civil de improbidade administrativa pela promotora Gilvânia Alves Viana, da Promotoria de Justiça de Parnaguá.

Cleuber Castro de Souza é acusado de ter recebido indevidamente durante a legislatura de 2013 a 2016, a importância de R$ 114.094,80 (cento e quatorze mil e noventa e quatro reais e oitenta centavos), uma vez que optou por receber a remuneração de seu cargo efetivo junto ao TJDFT.

Segundo a denúncia, inexistia a possibilidade de cumulação do exercício do cargo efetivo com o exercício do cargo político para o qual o requerido fora eleito, pelo simples fato da distância se aproximar de 1.000 (mil) quilômetros entre Brasilia/DF e o município de Riacho Frio/PI.

“Com efeito, não há como aceitar que não houve dolo do agente político ao receber indevidamente 48 (quarenta e oito) remunerações, sucessivas, dada a renitência da conduta e acomodação com a situação fática, inclusive porque durante os quatro anos de seu mandato não devolveu o valor que foi creditado indevidamente em sua conta, somente o fazendo após o TJDFT ter descoberto tal conduta inadequada de seu servidor, fato inclusive que levou aquela casa judiciária a comunicar ao Ministério Público do Estado do Piauí para as devidas providências”, diz a promotora.

O Ministério Público pede a condenação do ex-vereador nas sanções previstas no art.12, incisos I e III, da Lei 8.429/92 que prevê o ressarcimento ao erário de todos os valores recebidos irregularmente a serem apurados em fase de liquidação.

A ação foi ajuizada no dia 26 de setembro de 2018.

Outro lado

O ex-vereador Cleuber Castro de Souza não foi localizado pelo GP1.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.