Fechar
GP1

Brasil

General Braga Netto quer atacar corrupção na Polícia Militar

Interventor da segurança pública do Rio de Janeiro fez sua primeira entrevista coletiva nessa terça-feira (27).

Em entrevista coletiva realizada nessa terça-feira (27), o general Walter Souza Braga Netto, interventor federal na segurança pública do Rio de Janeiro, afirmou que vai atacar diretamente policiais militares que possuem algum envolvimento com corrupção nos batalhões.

Segundo o general, além da troca do comando da PM, auditorias em diversos setores, como da segurança, logística, administração, finanças, planejamento e operações serão feitas durante a intervenção. “Nossa intenção é fortalecer as corregedorias e tomar providências para que o bom profissional seja valorizado e o mau, penalizado”, disse.

  • Foto: Fábio Motta/Estadão ConteúdoGeneral Walter Souza Braga NettoGeneral Walter Souza Braga Netto

A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro também tenta recompor o efetivo da Policia Militar, resgatando policiais que foram cedidos a outros órgãos e melhorando a frota de veículos. No entanto, o general afirmou durante a coletiva que não tem informações sobre os recursos para as ações. “No momento, temos o que está previsto no decreto: recursos de segurança pública já existentes no Estado, e Brasília nos dará um aporte. Mas eu ainda não tenho as informações de valores”, declarou.

O presidente Michel Temer assinou o decreto de intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro no dia de 16 de fevereiro. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM) e o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (MDB) também assinaram a ordem. Na ocasião, o presidente afirmou que “a desordem é a pior das guerras” e que o crime organizado é uma “metástase que se espalha pelo país”, explicou.

No dia 20, o decreto foi aprovado na Câmara dos Deputados por 340 votos a favor, 72 contra e 1 abstenção. No dia seguinte, foi aprovado no Senado Federal, por 55 votos a 13 e uma abstenção. A medida estabelece que a intervenção deve durar até o dia 31 de dezembro. Neste período, o Congresso não pode fazer alterações na Constituição.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.