Fechar
GP1

Brasil

Habeas Corpus a Lula abre caminho a condenados com risco de prisão

O fato está sendo comemorado por juristas advogados – criminalistas e constitucionalistas.

A decisão do Supremo, que garantiu o ex-presidente pudesse se livrar da cadeia, pelo menos até 4 de abril, pode dar vazão a mais pedidos de habeas corpus. O fato está sendo comemorado por juristas advogados – criminalistas e constitucionalistas, que consideram que o STF, ao garantir o julgamento do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ratificou a posição de que iminentes prisões após condenações em segunda instância podem ser questionadas através de recurso.

  • Foto: Walterson Rosa/FramePhoto/Estadão ConteúdoPlenário do Supremo Tribunal Federal (STF)Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF)

No entanto, a decisão do STF recebeu críticas de representantes do Ministério Público Federal.

Segundo o Estadão, a defesa do ex-ministro Antonio Palocci, que está preso, requereu na última sexta-feira (23) que o ministro Edson Fachin paute na Segunda Turma o pedido de liberdade. A defesa alega que o motivo apontado por Fachin, divergências entre as Turmas, foi superado naquela quinta-feira.

Em Curitiba, há 121 condenados, destes, 20 sentenciados em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4). Nove deles já estão presos e 11 aguardam análise de recursos no tribunal, dentre ele, o próprio Lula.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.