Fechar
GP1

Brasil

Guilherme Boulos se coloca como pré-candidato à presidência

A candidata à vice é Sônia Guajajara, coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).

Guilherme Boulos, coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), se colocou como um dos pré-candidatos à presidência da República pelo PSOL na noite deste sábado (03) em São Paulo (SP). A candidata à vice é Sônia Guajajara, coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).

  • Foto: Facebook/Mídia NinjaGuilherme Boulos e Sônia GuajajaraGuilherme Boulos e Sônia Guajajara

O lançamento aconteceu durante a Conferência Cidadã, evento que reuniu centenas de pessoas dos movimentos sociais, deputados pelo PSOL, intelectuais e artistas, como Caetano Veloso, Maria Gadú e o cartunista Laerte. Os atores Wagner Moura e Sônia Braga não compareceram, mas enviaram vídeos de apoio aos nomes que estavam se lançando.

A conferência foi transmitida ao vivo pelas redes sociais. Em sua fala, Boulos defendeu mudanças profundas na estrutura social do país. “Precisamos ousar construir um novo futuro, e ter essa ousadia significa para nós poder colocar o dedo em algumas feridas que estão abertas há mais de 500 anos nesse país. Não vale a pena fazer uma disputa como essa se não for para propor mudanças profundas na nossa sociedade, a começar pelo enfrentamento aos privilégios e a grande injustiça que faz do Brasil um dos países mais desiguais do mundo”, declarou.

Sônia Guajajara ressaltou a luta do povo indígena em seu discurso. “Nossa luta não é de agora. Há 518 anos nós vivemos sob intervenção. Há 518 anos enfrentamos o que hoje está posto em alguns estados. Mas, nós resistimos, nós existimos. O Brasil não pode, jamais, negar a nossa presença, não pode negar jamais que somos os povos originários. Limitam nossos territórios, exploram nossas riquezas, mas nós estamos aqui, firmes”, exclamou.

Mesmo o PSOL fazendo duras críticas ao que foi o governo do Partido dos Trabalhadores, sempre se colocando como alternativa ao projeto petista, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma participação no evento através de vídeo, e dirigiu uma mensagem direta a Guilherme Boulos, colocando a possibilidade de ambos subirem no mesmo palanque.

“Quero dizer que você merece todo o meu respeito, em qualquer circunstância jamais vai me ver lhe fazendo qualquer tipo de crítica. Acho que você é uma pessoa nova, que tem futuro e pode se projetar. Sou muito grato pela solidariedade que você tem tido comigo e se um dia quiser vir em um comício meu, será muito bem-vindo”, afirmou Lula.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.