Fechar
GP1

Brasil

OAB publica nota de repúdio a vídeo machista de brasileiros na Rússia

Um dos envolvidos foi identificado como Diego Valença Jatobá, ex-secretário de turismo de Ipojuca no Pernambuco.

A Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) emitiu nessa segunda-feira (18), uma nota de repúdio ao comportamento de um grupo de torcedores brasileiros que aparecem em um vídeo fazendo piadas sem graça com uma russa, durante a Copa do Mundo 2018.

Na nota, a entidade confirma que o único brasileiro identificado, o pernambucano Diego Valença Jatobá, está inscrito como advogado pela Ordem. À reportagem, a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Ana Luiza Mousinho, afirmou ainda que a instituição está tentando identificar os outros torcedores.

  • Foto: Reprodução/ FacebookRussa sofre com machismo e misoginia de torcedores brasileiros Russa sofre com machismo e misoginia de torcedores brasileiros

Fazendo referência a pesquisas que denunciam casos de violência física e verbal às mulheres no Brasil e no mundo, a OAB-PE afirma que "as estatísticas são alarmantes e nos levam a uma profunda reflexão sobre a necessidade de uma mudança urgente da cultura machista e patriarcalista em que nossa sociedade ainda está, infelizmente, inserida".

Veja a nota na íntegra

"A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Pernambuco, por intermédio da Comissão da Mulher Advogada, repudia veementemente o conteúdo de um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais em que um grupo de brasileiros ladeia uma mulher, que aparentemente não é brasileira nem fala português, e profere em coro ofensas relacionadas ao seu órgão sexual.

Dentre os protagonistas do lamentável episódio, identifica-se o advogado Diego Valença Jatobá, regularmente inscrito nesta Seccional.

Segundo dados da ONU, uma em cada três mulheres é ou será vítima de violência de gênero no mundo, sendo o Brasil o 5º país no ranking mundial de violência contra as mulheres.

De acordo com Relógios da Violência do Instituto Maria da Penha, a cada 2 segundos uma mulher é vítima de violência física ou verbal no Brasil e a cada 1.5 segundo uma mulher é vítima de assédio na rua.

As estatísticas são alarmantes e nos levam a uma profunda reflexão sobre a necessidade de uma mudança urgente da cultura machista e patriarcalista em que nossa sociedade ainda está, infelizmente, inserida.

A preconceituoso atitude é causa de vergonha para todos nós, brasileiros, e vai na contramão do atual contexto de luta contra a desigualdade de gênero, em que cada dia mais as instituições públicas e privadas estão em busca de soluções conjuntas para que nenhuma mulher sofra qualquer tipo de violência ou discriminação pelo fato de ser mulher.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Pernambuco, por intermédio da Comissão da Mulher Advogada, reafirma seu compromisso de trabalho incansável para que os princípios do Estado Democrático de Direito sejam resguardados, proporcionando-se às mulheres a garantia de exercício de suas liberdades individuais e sexuais, com igualdade de espaço, de oportunidades e, sobretudo, de tratamento".

Entenda o caso

Um vídeo postado nas redes sociais no último sábado (16), está causado revolta a internet. Nas imagens, um grupo de brasileiros, incluindo o ex-secretário de turismo de Ipojuca (PE) Diego Valença Jatobá, influencia uma russa a gritar palavras que se referiam a própria genitália da jovem.

No vídeo de cunho machista, a russa repete b*** rosa sem entender o significado das palavras que os torcedores brasileiros pronunciavam como uma forma de “grito de guerra”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.