Fechar
GP1

Brasil

PF cumpre mandados de prisão contra doleiros ligados a Sérgio Cabral

Além das prisões, a Polícia Federal cumpre também mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados em São Paulo.

A pedido da Força-Tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro, a Justiça Federal determinou a prisão preventiva dos doleiros Sérgio Guaraciaba Martins Reinas e Nissim Chreim, da esposa de Nissim, Thania Nazli Battat Chreim, e a prisão temporária de seu filho Jonathan Chahound Chreim. Os quatro são investigados por lavagem de dinheiro, evasão de divisas e por participação na organização criminosa liderada pelo ex-governador do Rio, Sérgio Cabral.

Além das prisões, a Polícia Federal cumpre também mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados em São Paulo. A operação dessa quarta-feira (20) é uma extensão da operação Câmbio Desligo, que, em maio de 2018, desarticulou uma rede de lavagem de capital internacional, que envolvia 45 doleiros no Brasil e no exterior.

De acordo com as investigações do MPF, o doleiro Sergio Reina teria realizado operações envolvendo um total de R$ 37 milhões, entre os anos de 2011 e 2014, utilizando os sistemas “Bankdrop” e “ST”, desenvolvidos para realizar e controlar as operações financeiras ilegais e revelados na operação Câmbio Desligo. Ele também responde a uma ação de improbidade administrativa e a um procedimento instaurado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em razão de irregularidades em operações envolvendo os Fundos Prece, uma entidade fechada da previdência complementar criada pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae).

O doleiro Nissim Chreim realizou operações que totalizaram U$ 22 milhões de dólares, entre 2011 e 2016. Nissim era sócio e tio de Chaya Mughrabi, também investigado na Operação Câmbio Desligo e que permanece foragido. As operações de Nissim consistiam na compra de dólares no exterior, por meio de contas na Suíça em nome de offshores, com o devido depósito em reais em contas no Bradesco, ou entrega de cheques ou de dinheiro em espécie nas salas utilizadas pelos doleiros colaboradores em São Paulo.

Segundo a investigação da Força-Tarefa, a esposa de Nissim, Thania Chreim, é responsável pelas offshoresutilizadas pelo doleiro no esquema. Já seu filho, Jonathan Chreim, mantém os negócios do pai ativos, após a saída de Nissim do Brasil em dezembro de 2017.

Documentos comprobatórios apresentados pelo MPF à Justiça trazem indícios de que tanto Sergio Reinas quanto Nissim, com o auxílio de sua esposa Thania, operavam o esquema organizado pelos doleiros e colaboradores, conhecidos como Juca Bala e como Tony, movimentando numerário em espécie proveniente da organização criminosa e auxiliando na lavagem do dinheiro.

Leia o pedido do MPF na íntegra:

Leia decisão da Justiça Federal na íntegra:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Leia a nova denúncia contra o ex-governador Sérgio Cabral

Ex-governador Sérgio Cabral é denunciado pela 29ª vez

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.